Banca de DEFESA: HELDER DE PAULA MELLO

DISCENTE: HELDER DE PAULA MELLO
DATA: 19/12/2022
LOCAL: Sala-12 do PPGGP/NAEA

“FARINHA POUCA, MEU PIRÃO PRIMEIRO”: Eis o Compromisso da Escolha Publica Referente ao Saneamento Básico em Belém no Período 1997-2020

Palavras-chave: Teoria da Escolha Pública. Federalismo. Orçamento Público Municipal. Saneamento Básico.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Este trabalho é resultado de pesquisa explicativa com abordagem quali-quantitativa, através de procedimentos bibliográficos e documentais em estudo de caso com análise dos resultados coletados. Considerando também que o objeto de pesquisa demanda estudo documental interpretativo, visa com proposito geral identificar os fatores que contribuem para manutenção de baixos níveis de investimentos em saneamento básico na cidade de Belém do Pará no período de 1997 – 2020. O estudo evidencia os conceitos sobre orçamento público municipal, seus componentes e aplicações à luz da Teoria da Escolha Pública, como referência teórica dirigida para o processo de tomada de decisão sobre investimento na política pública de saneamento básico no referido Município. Nesse sentido, foram pesquisados e analisados os principais montantes aportados pelo Poder Legislativo municipal através das Leis Orçamentárias Anuais (LOAs) no período referido, condição que identifica a importância do foco deliberativo sobre o planejamento e a execução orçamentária municipal. Os resultados ratificam as hipóteses estabelecidas, considerando oportuna e impositiva a institucionalização de medida corretiva sobre os fatores identificados, considerando que os investimentos públicos devem ser efetivados brevemente e contribuir positivamente para os anseios da sociedade local e convertidos em propósitos efetivos de melhoria e desenvolvimento municipal.

Presidente - 1712816 - EDUARDO JOSE MONTEIRO DA COSTA
Interno - 1260219 - FABIO CARLOS DA SILVA
Externo ao Programa - 2217543 - VANUSA CARLA PEREIRA SANTOS
Notícia cadastrada em: 13/12/2022 17:05