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Banca de QUALIFICAÇÃO: ALDA LUCIA LOPES DO REMEDIO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALDA LUCIA LOPES DO REMEDIO
DATA: 19/08/2022
HORA: 15:00
LOCAL: NAEA/PPGGP SALA-14
TÍTULO:

GESTÃO DE ACOMPANHAMENTO DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19: uma análise das estratégias de comunicação digital


PALAVRAS-CHAVES:

Assistência Técnica e Extensão Rural; Metodologia de ATER; Teoria de autocomunicação de massas; Comunicação digital; COVID19. 


PÁGINAS: 87
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

Segundo o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (2021), em 2020 com as medidas de restrição à circulação de pessoas adotadas no enfrentamento do COVID-19, as tecnologias digitais tornaram-se uma ferramenta crucial para lidar com o distanciamento social e mitigar os efeitos da pandemia, assim como tornou-se mais evidente as disparidades no acesso e no uso da rede, indicando que a apropriação dos potenciais benefícios da Internet é mais limitada entre as parcelas mais vulneráveis da população, entre elas os agricultores familiares, os quais são um dos públicos atendidos pela Assistência Técnica e Extensão Rural pública (ATER). A presente pesquisa é um estudo de caso que objetiva analisar se as estratégias de comunicação digital adotadas pela Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) para gestão do acompanhamento dos agricultores familiares do município de Marituba-PA, entre os anos de 2020-2021 durante a pandemia do COVID-19, atendem aos objetivos e diretrizes da Lei 12.188/2010 que dispõe sobre a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (PNATER) e o Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (PRONATER), no que diz respeito à qualidade e acessibilidade dos serviços de ATER . Inicialmente é traçado um panorama histórico da ATER, no Brasil e estado do Pará. A pesquisa faz uma breve abordagem dos paradigmas da comunicação e da “Teoria de Autocomunicação de Massas” de Castells, na qual a comunicação desprendese do caráter linear de Emissor-Mensagem-Receptor, pois o receptor passa a ter características de emissor da informação. A pesquisa é caracterizada pelo método hipotético-dedutivo, de classificação exploratória, tendo como procedimento metodológico o “Estudo de Caso”, para coleta de dados serão realizados levantamentos em sites institucionais, entrevistas e aplicação de questionários, finalizando com a análise e interpretação dos dados. Nos resultados parciais identificou-se que, durante a pandemia do COVID-19: 89% as instituições de ATER do Brasil disponibilizaram conteúdo pela internet aos agricultores. Sendo o youtube a plataforma de comunicação digital utilizada por 74,1% das entidades de ATER, seguida do aplicativo de mensagens WhatsApp, o qual foi adotado por 63% das instituições de ATER. No estado do Pará, os resultados demonstram que a Empresa de Assistência Técnica e Extensão do Estado do Pará (EMATER/PA), viabilizou durante a pandemia do COVID-19, no ano 2020, contato telefônico com WhatsApp aos agricultores para solicitação de serviços, além de elaboração de cartilhas digitais para downloads no site da empresa e a criação de grupos de whatsapp institucional para compartilhamento de conteúdo técnico aos agricultores. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 327193 - ADAGENOR LOBATO RIBEIRO
Externo ao Programa - 1788180 - GISELE DO SOCORRO DOS SANTOS POMPEU
Interno - 136.040.152-00 - ROSANA PEREIRA FERNANDES - UFPA
Notícia cadastrada em: 18/08/2022 17:27
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