Notícias

Banca de DEFESA: LUZIO SANTANA DA SILVA FILHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUZIO SANTANA DA SILVA FILHO
DATA: 19/08/2022
HORA: 15:00
LOCAL: Mini-auditório do NAEA (presencial) link: https://meet.google.com/knp-dcjt-tpf
TÍTULO:

"AS CONTRIBUIÇÕES DO SISTEMA DE GESTÃO DE INCENTIVOS FISCAIS DA SUDAM A PARTIR DE UMA ANÁLISE COM BASE NA TEORIA SISTÊMICA PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL: UM ESTUDO DE CASO NA AMAZÕNIA LEGAL"


PALAVRAS-CHAVES:

Sistema de Informações Gerenciais; Sistema de Gestão de Incentivos Fiscais; teoria sistêmica; SUDAM; desenvolvimento regional-Amazônia legal.


PÁGINAS: 117
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

Este estudo investiga as contribuições da implantação de um Sistema de Informação Gerencial, denominado Sistema de Gestão de Incentivos Fiscais - SIN, no âmbito da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia - SUDAM, que teve como posição de partida uma análise holística da situação. O estudo tem como objetivo geral analisar as contribuições do SIN para o desenvolvimento regional, no contexto da tramitação documental, no processo de incentivos fiscais da SUDAM e usa como base a Teoria Sistêmica. Tem como pesquisa de campo a aplicação de questionários, sendo um estruturado no qual foi utilizada a Escalas de Likert para avaliar a percepção dos usuários do sistema em aspectos que envolvem os Suporte, Usabilidade e Eficiência. Além disso, uma entrevista semiestruturada foi aplicada aos servidores da SUDAM e foi feita uma análise documental sobre o assunto. Como resultados, na perspectiva dos técnicos de incentivos fiscais, o SIN apresenta como destaques positivos as temáticas de Suporte e Apoio aos usuários além de proporcionar melhora na Eficiência dos trabalhos, enquanto apresenta como oportunidade de melhoria um grande espaço para evolução da Usabilidade do sistema. Ainda compondo os resultados, contatou-se um grande alinhamento entre os documentos PRDA e PDTIC e uma expressiva tendência de melhora em indicadores processuais foi identificada nos Relatórios de Gestão.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2513488 - JOSE PONT VIDAL
Presidente - 418.532.453-72 - LEILA MARCIA SOUSA DE LIMA ELIAS - UFPA
Interno - 1929951 - PONCIANA FREIRE DE AGUIAR
Externo à Instituição - VICTOR BRANCO DE HOLANDA
Notícia cadastrada em: 18/08/2022 17:12
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2