Notícias

Banca de DEFESA: HELLEN GEYSA DA SILVA MIRANDA BRANCALHÃO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HELLEN GEYSA DA SILVA MIRANDA BRANCALHÃO
DATA: 02/06/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Mini-auditório do NAEA (presencial)
TÍTULO:

"PLANEJAMENTO DE PESSOAL A PARTIR DA ÓTICA SISTÊMICA AUTORREFERENCIAL: UMA PROPOSTA DE MODELO PARA O PODER JUDICIÁRIO PARAENSE".


PALAVRAS-CHAVES:

Planejamento. Recursos Humanos. Organizações Públicas. Sistemas autorreferenciais.


PÁGINAS: 171
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

Resumo: A implementação do modelo gerencial no serviço público brasileiro, tem orientado diversas mudanças no Poder Judiciário, a fim de que possa entregar à sociedade uma justiça célere, eficiente e eficaz. Assim surge a necessidade de planejar seus recursos humanos em conformidade com os objetivos estratégicos, prática ainda escassa no setor público. Nesse escopo, a pesquisa se propõe a elaborar um modelo de planejamento de recursos humanos que possibilite sua integração com o planejamento estratégico organizacional do TJPA. Para tanto, se definiram 3 objetivos específicos: descrever o modelo atual de planejamento de pessoal, observar como ele interage com o planejamento estratégico organizacional e apontar conceitos operacionais que podem ser aportados para o modelo pretendido. O referencial teórico apresenta os principais aspectos do planejamento de pessoal, sua contextualização na gestão pública e a importância de integrá-lo ao planejamento estratégico organizacional. A abordagem sistêmica foi destacada para a integração almejada, sendo utilizados os conceitos de complexidade, sistemas e comunicação da Teoria de Sistemas Autorreferenciais. A pesquisa utiliza o método heurístico, adota método misto e classifica-se como pesquisa aplicada com objetivos exploratórios e descritivos, tendo sido orientada por 3 variáveis independentes e 8 variáveis dependentes que investigam práticas referentes a alocação, desenvolvimento e gestão estratégica de pessoas. Como estratégia de pesquisa adotou-se o estudo de caso, tendo como principal instrumento entrevistas semiestruturadas. Os dados qualitativos foram submetidos à análise de conteúdo, ao passo que os dados quantitativos foram tratados por métodos estatísticos descritivos. O processo de codificação e categorização foi definido a partir da fala dos entrevistados e do referencial teórico, tendo resultado em 3 códigos centrais que abrangem 9 categorias temáticas. Por meio do processo de serendipidade, foram elencadas 3 categorias temáticas: discricionariedade, cultura organizacional e comunicação. As hipóteses da pesquisa se confirmaram, uma vez que se observou que as práticas da área de pessoal que compõem o planejamento de pessoal do TJPA não estão integradas entre si, havendo a predominância da lógica linear (causa-efeito) em detrimento de um modus operandi sistêmico (causa-efeito-causa), bem como que o modelo atual também não favorece sua integração com o planejamento estratégico organizacional, em virtude do isolamento que prevalece nas operações. Ao final, foi apresentada uma proposta inicial de modelo de planejamento estratégico de pessoas com enfoque sistêmico/comunicativo.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1834019 - CARLOS ANDRE CORREA DE MATTOS
Presidente - 2513488 - JOSE PONT VIDAL
Interno - 418.532.453-72 - LEILA MARCIA SOUSA DE LIMA ELIAS - UFPA
Interno - 136.040.152-00 - ROSANA PEREIRA FERNANDES - UFPA
Notícia cadastrada em: 20/05/2022 16:00
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba1