Banca de QUALIFICAÇÃO: MICHELE ELANE DE SA MONTEIRO

DISCENTE: MICHELE ELANE DE SA MONTEIRO
DATA: 19/05/2022
LOCAL: NAEA/PPGGP SALA-12

Avaliação da eficácia do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) no âmbito da Universidade Federal Do Pará.

Avaliação; Assistência Estudantil; PNAES; UFPA

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Nos últimos vintes anos, tem sido observada a expansão do número de matrículas em cursos de graduação nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), fato esse vinculado à implementação de um conjunto de ações afirmativas inseridas no contexto educacional brasileiro. As ações afirmativas propiciaram mudança no perfil dos alunos ingressantes nas IFES, que passaram a implementar ações para apoiar a permanência desse novo público nas instituições, essas ações definem-se como assistência estudantil. É nesse contexto que se situa o presente projeto de pesquisa, o qual possui como objetivo geral avaliar a eficácia do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) no âmbito da Universidade Federal do Pará, tendo como recorte o período de 2017 a 2020. Para isso, o projeto apresenta em seu referencial teórico discussões sobre avaliação de políticas públicas, assistência estudantil e sobre a Política Institucional de Assistência Estudantil e de Acessibilidade (PINAE) da UFPA. No que se refere aos procedimentos metodológicos, optou-se por adotar como estratégia de pesquisa o estudo de caso. Ademais, a pesquisa possui natureza aplicada, tem abordagem qualitativa, com objetivos exploratórios – descritivos. Para coleta de dados serão realizados levantamento bibliográfico e documental, entrevistas semiestruturadas com os gestores que compõe a equipe que coordena as ações de assistência estudantil na UFPA, e aplicação de questionários com alunos beneficiários do PNAES.

Externo ao Programa - 1152945 - JOSE MAIA BEZERRA NETO
Interno - 2178146 - LIGIA TEREZINHA LOPES SIMONIAN
Presidente - 136.040.152-00 - ROSANA PEREIRA FERNANDES - UFPA
Notícia cadastrada em: 16/05/2022 12:21