Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: SILMARA MARIA RESQUE ROSA GÓES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SILMARA MARIA RESQUE ROSA GÓES
DATA: 16/02/2022
HORA: 15:00
LOCAL: Sala virtual link: meet.google.com/rmy-ftqx-ovu
TÍTULO:

"A GOVERNANÇA ORÇAMENTÁRIA SOB A PERSPECTIVA ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DE CASO DA SUPERINTENDÊNCIA DO DESENVOLVIMENTO DA AMAZÔNIA".


PALAVRAS-CHAVES:

Governança orçamentária. Orçamento. Políticas públicas. Finanças públicas.


PÁGINAS: 59
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

Esta proposta de pesquisa trata sobre a governança orçamentária da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM). Esta abordagem será feita a partir da perspectiva organizacional na definição da despesa pública. A proposta objetiva analisar a governança orçamentária na SUDAM, os campos de reações e os entraves possíveis de serem encontrados para o desenvolvimento da política pública. Além disso, pretende-se descrever como ocorre a governança orçamentária no órgão, bem como explicar como ocorrem as tomadas de decisões nas fases de planejamento e execução do orçamento da SUDAM, bem como representar o campo e o capital da governança orçamentária que a autarquia está inserida, caracterizando a atuação da Diretoria Colegiada daquela organização no processo, mas também propor melhorias na governança orçamentária na Superintendência, para compreender como como as práticas de governança orçamentária podem contribuir para uma melhor tomada de decisão na definição da despesa dos recursos orçamentários destinados à SUDAM e quais os entraves e problemas que essas práticas estão submetidas?. A proposta de abordagem metodológica é qualitativa, a ser desenvolvida por meio da descrição e interpretação dos dados. Os dados serão coletados por intermédio de pesquisa bibliográfica, de pesquisa documental, e, principalmente, de entrevistas individuais. A proposta de pesquisa pretende descrever a governança orçamentária da SUDAM com base na perspectiva de governança pública organizacional elaborada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e sob a ótica de capital e campo de Pierre Bourdieu. Para a compreensão da temática, serão utilizadas as teorias referentes a governança, governança pública, governança pública organizacional e políticas públicas. A proposta de pesquisa partirá da hipótese de que a SUDAM não possui ou não utiliza de práticas de governança orçamentária organizacional de forma adequada que possibilitem uma melhor tomada de decisão para definição da despesa pública e que a ausência dessas práticas podem comprometer a qualidade do gasto público, dificultando o alcance dos objetivos institucionais da redução das desigualdades da Amazônia.

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CARLOS POTIARA RAMOS DE CASTRO
Interno - 3055393 - EUNÁPIO DUTRA DO CARMO
Presidente - 3185159 - SILVIO JOSE DE LIMA FIGUEIREDO
Notícia cadastrada em: 15/02/2022 11:13
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1