Banca de DEFESA: ROBSON RAMOS DE SIQUEIRA

DISCENTE: ROBSON RAMOS DE SIQUEIRA
DATA: 27/10/2020
LOCAL: VÍDEO CONFERÊNCIA

"AS ENERGIAS RENOVÁVEIS COMO PRÁTICAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE FÍSICA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"

Energias Renováveis; Ensino de Física; Educação Ambiental; Educação de Jovens e Adultos.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

As fontes energéticas para geração de energia elétrica tem sido o foco de inúmeras pesquisas e projetos, impulsionadas pelo aumento das preocupações com o meio ambiente, procurando minimizar os impactos ecológicos e do aquecimento global gerados pelos combustíveis fósseis. Este trabalho apresenta as energias renováveis como práticas experimentais no ensino de física na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Estadual Professor Nelson Alves Ferreira (EEPNAF), localizada na cidade de Manaus/AM, visando a interdisciplinaridade entre os conceitos aplicados à física e os fenômenos proporcionados pelo meio ambiente para a geração de energia elétrica. Observa-se que o ensino de Física na EJA é escasso, onde o professor encontra a causa das dificuldades na aprendizagem do aluno, no sistema de ensino que não lhe dão condições necessárias para preparar suas aulas, e o aluno, por sua vez, atribui a aprendizagem insatisfatória ao professor, a escola, ao conteúdo abstrato, ao seu envolvimento com a disciplina, e às vezes ao seu trabalho profissional. A educação ambiental vem se tornando cada vez mais um instrumento de transformação social para a discussão em diferentes âmbitos e contextos, onde a interdisciplinaridade é indispensável para a implantação de um processo inteligente de construção curricular em sala de aula. A relação educador/educando se faz através da construção do conhecimento interligando a física, a energia renovável, a sustentabilidade, a prática experimental e o ensino propriamente dito, com o intuito de capacitar, orientar e preservar o meio ambiente de forma limpa para as presentes e futuras gerações. Os resultados confirmaram a falta de desenvolvimento e habilidade que lhes permitam novas descobertas por meio de práticas experimentais envolvendo as energias renováveis para serem aplicadas nos conteúdos de Física.

Presidente - 1662562 - JERONIMO LAMEIRA SILVA
Externo à Instituição - LUCIANE DO SOCORRO NUNES DOS SANTOS BRASIL
Externo à Instituição - RENATO ARAUJO DA COSTA
Interno - 2025599 - RICARDO JORGE AMORIM DE DEUS