Notícias

Banca de DEFESA: FERNANDA DE LIMA PINTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FERNANDA DE LIMA PINTO
DATA: 20/10/2020
HORA: 09:00
LOCAL: VÍDEO CONFERÊNCIA
TÍTULO:

"PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM QUANTO A EXPOSIÇÃO AOS RISCOS OCUPACIONAIS NO HOSPITAL REGIONAL PÚBLICO DO ARAGUAIA"


PALAVRAS-CHAVES:

Riscos Ocupacionais; Enfermagem; Biossegurança.


PÁGINAS: 33
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:


O trabalho dos profissionais de enfermagem estão expostos a riscos à saúde em seu local de trabalho. Dessa forma, o conhecimento sobre potenciais riscos e como evita-los é imprescindível para a manutenção da saúde desses funcionários, bem como para um bom funcionamento das instituições de saúde. Entretanto, estudos indicam a existência de uma grande variação de conhecimento e conscientização sobre esses riscos entre os enfermeiros. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo diagnosticar o grau de conhecimento dos enfermeiros e técnicos de enfermagem no Hospital Regional Público do Araguaia (Redenção, PA) referente aos riscos aos quais estão expostos em sua atividade laboral. Foi um estudo exploratório descritivo com abordagens quantitativa e qualitativa através de coleta de dados por meio de questionário semiestruturado com questões objetivas que norteiam a respeito da temática, o que possibilitou o levantando do conhecimento e das condições de trabalho desses profissionais de enfermagem. Os resultados demonstraram que os profissionais entrevistados apresentaram um bom nível de conhecimento em relação aos riscos à saúde aos quais estão expostos no ambiente de trabalho. Sendo assim, o objetivo de verificar o nível de conhecimento dos profissionais de enfermagem referente aos riscos aos quais estão expostos em sua atividade laboral foi alcançado. Além disso, pôde-se concluir que os setores estudados nesta instituição hospitalar possuem condições de trabalho adequadas para os trabalhadores de enfermagem, existe um clima de trabalho favorável as relações humanas entre colaboradores e clientes.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2012979 - ADRIANA RIBEIRO CARNEIRO FOLADOR
Presidente - 1220143 - EDIVALDO HERCULANO CORREA DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - RENATO HILTON DA SILVA REIS
Notícia cadastrada em: 14/10/2020 17:28
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba2