Notícias

Banca de DEFESA: SILVIA GISELE NOGUEIRA DE MELO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SILVIA GISELE NOGUEIRA DE MELO
DATA: 13/08/2019
HORA: 10:00
LOCAL: icen
TÍTULO:

GESTÃO DE RESÍDUOS DE SERVIÇO DE SAÚDE: A AUDITORIA AMBIENTAL COMO INSTRUMENTO DE MONITORAMENTO NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO BETTINA FERRO SOUZA, UFPA, BELÉM-PA.


PALAVRAS-CHAVES:

Auditoria, Gestão, Resíduos de serviço de saúde; Hospital Universitário; RDC 222/2018.


PÁGINAS: 78
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

Nas últimas décadas, o debate sobre o tema resíduos sólidos tem ganhado destaque. A preocupação com as questões ambientais faz da gestão dos resíduos um processo extremamente importante para a preservação ambiental, saneamento básico, saúde publica e qualidade de vida. Em vista a assegurar que as Instituições Públicas atuem em consonância com a nova consciência ambiental, a fim de implementar o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade ambiental, faz-se necessário a utilização de um instrumento de controle sobre as atividades humanas que interferem no meio ambiente. Esse estudo teve como objetivo analisar de que forma a auditoria ambiental contribui para a melhoria das boas práticas na gestão dos resíduos de serviço de saúde. Para tanto, foram adotados múltiplos métodos com a predominância do estudo de caso, a pesquisa de caráter exploratório e empírico-descritivo, posto que a avaliação implica na observação, no registro e na análise. A coleta de dados deu-se mediante a realização de visitas, entrevista, registro fotográfico e revisão bibliográfica e documental. A pesquisa foi realizada no Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza - HUBFS, destinado ao Ensino, Assistência e Pesquisa como formação integral de graduação e pós-graduação de profissionais da área de saúde. A análise dos dados foi realizada através da confrontação da realidade encontrada com a legislação. Como principal resultado, o estudo identificou, por meio da aplicação das técnicas de auditoria, conformidades e não conformidades. Conclui-se que a auditoria ambiental é um instrumento técnico para o controle e monitoramentos na gestão estratégica, suprindo e subsidiando os gestores de informações essenciais para uma gestão comprometida com a eficiência e eficácia para um melhor atendimento das demandas sociais, que contribui para a melhoria continua do gerenciamento dos resíduos de serviço de saúde.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ADAELSON CAMPELO MEDEIROS
Interno - 000.677.662-00 - JOSE ROGERIO DE ARAUJO SILVA - UNESPA
Presidente - 2025599 - RICARDO JORGE AMORIM DE DEUS
Notícia cadastrada em: 09/08/2019 10:54
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - | Copyright © 2006-2022 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha2