Notícias

Banca de DEFESA: JOSÉ EDSON LIMA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ EDSON LIMA DA SILVA
DATA: 07/07/2018
HORA: 10:00
LOCAL: ITEGAM
TÍTULO:


" EDUCAÇÃO AMBIENTAL VISANDO O TRATAMENTO DE ÁGUA PARA O CONSUMO HUMANO NO DISTRITO RURAL DA CIDADE DE PRESIDENTE FIGUEIREDO-AM".


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Ambiental; Tratamento de água; Abastecimento de Água, Hipoclorito de sódio.

 


PÁGINAS: 96
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

Com a finalidade de discutir a educação ambiental como processo de tratamento da água para o consumo humano no Distrito Rural Vila Canoas, esta pesquisa buscou conhecer os hábitos dos moradores da Vila quanto à captação, preservação, tratamento e uso da água no distrito rural do Município de Presidente Figueiredo/AM. O acesso à água em assentamentos rurais é realizado por meio de cacimbas, nascentes naturais, poços simples, água da chuva e poços semiartesianos, sistema às vezes fragilizado e susceptível à contaminação. As boas práticas relacionadas ao manuseio desse recurso envolvendo as etapas de captação, tratamento e armazenamento são de fundamental importância para se ter água de qualidade e, consequentemente, melhor qualidade de vida aos moradores dessas comunidades, visto que a disposição do ponto de captação e, ainda, as condições de armazenamento são determinantes para prevenir a disseminação de patógenos veiculados através da água. Neste trabalho foram levantados os métodos utilizados pelos comunitários no processo de inativação desses microrganismos e a realização de ações aportadas nas práticas de educação ambiental voltadas à preservação de mananciais e meio ambiente, bem como o armazenamento e tratamento da água. Quanto ao percurso metodológico delineado para a consolidação dessa pesquisa, sinalizamos a pesquisa qualitativa e quantitativa, ancorada à colaboração participativa dos indivíduos da comunidade. Foi desenvolvida neste trabalho, pesquisa bibliográfica, relatos dos moradores, além de entrevistas semiestruturadas para consolidação do processo de coleta de dados. A análise e interpretação dos dados foram efetivadas por meio da técnica de análise de conteúdos. Esta pesquisa intencionou, além de conhecer as práticas dos moradores sobre a desinfecção da água, provocar a sensibilização quanto ao respeito ao Meio Ambiente.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1719155 - WALDINEI ROSA MONTEIRO
Interno - 2278490 - DAVI DO SOCORRO BARROS BRASIL
Externo à Instituição - WILSON DE SOUZA NOGUEIRA
Notícia cadastrada em: 05/07/2018 10:42
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1