Notícias

Banca de DEFESA: CARLOS ANDRÉ ESTEVES LEITE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLOS ANDRÉ ESTEVES LEITE
DATA: 07/04/2018
HORA: 18:00
LOCAL: ITEGAM
TÍTULO:



"GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA GRANDE EMPRESA DE BENS DE CONSUMO NÃO DURÁVEIS NO PÓLO INDUSTRIAL DE MANAUS".


PALAVRAS-CHAVES:

Gestão, Destinação, Resíduos Sólidos, Polo Industrial de Manaus.   


PÁGINAS: 38
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências
RESUMO:

Em uma empresa de produção de bens de consumo não duráveis, fonte desse estudo de caso, são gerados anualmente uma média de 2.066.580,5 kg de resíduos com o custo de destinação médio de R$ 1.239.930,30 ao ano. A Empresa tem operações em duas unidades fabris no Polo Industrial de Manaus, a Planta A e Planta B. O problema vivenciado pela pela Empresa é o alto custo para a destinação dos resíduos sólidos, o não cumprimento dos padrões internos da Companhia e o tratamento inadequado, não nobre, dado para o os resíduos sólidos gerados no processo produtivo, como os resíduos de óleo, madeira e orgânico, que são incinerados e geram emissões atmosféricas sem nenhuma recuperação energética ou reaproveitamento. Há a necessidade de buscar e qualificar novos fornecedores que possam dar uma destinação mais nobre aos resíduos e reduzir os custos diretos de destinação. O fluxo da destinação precisa ser refeito, os resíduos que não são de origem da produção, como resíduos de projetos e resíduos de fornecedores externos, devem ser separados e consequentemente suas despesas pagas pelos projetos e pelos fornecedores externos.  Os pesos dos resíduos devem ser exatos e pesados internamente na Empresa, afim de que os valores pagos pela compra dos serviços de destinação dos resíduos não recicláveis e os valores recebidos pela venda dos resíduos recicláveis sejam corretos. 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1719155 - WALDINEI ROSA MONTEIRO
Interno - 1662562 - JERONIMO LAMEIRA SILVA
Externo à Instituição - NADIME MUSTAFA MORAES
Notícia cadastrada em: 05/04/2018 14:55
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2