Notícias

Banca de DEFESA: JAMES ISAAC LOBATO RAMOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JAMES ISAAC LOBATO RAMOS
DATA: 23/11/2017
HORA: 15:30
LOCAL: Faculdade de Ciências Naturais-FACIN
TÍTULO:



"SALA DA CIDADANIA DIGITAL E ACESSO À INFORMAÇÃO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA INCLUSÃO DIGITAL EM ASSENTAMENTOS DE REFORMA AGRÁRIA NO PARÁ"



PALAVRAS-CHAVES:


 

 

Acesso à Informação. Inclusão Digital. Sala da Cidadania Digital.

 

 

 

 

 


PÁGINAS: 46
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

Com o advento da Ciência da Informação, principalmente a partir da Segunda Guerra Mundial, muito pôde ser repensado em relação à ciência cartesiana e sua leitura de mundo. Nesta nova perspectiva tecnológica, conceitos como Acesso à Informação e Inclusão Digital passam a se tornar questões cada vez mais discutidas no meio acadêmico, em que a informação passa a ser pensada de maneira intimamente ligada à comunicação, valorizando a existência do receptor e não somente do gerador de informação. Algumas iniciativas têm sido pensadas para diminuir a desigualdade social e digital entre o urbano e o rural e em assentamentos de reforma agrária esta já é uma realidade. A iniciativa que foi estudada neste trabalho foi a Sala da Cidadania Digital. Com isso o objetivo desta dissertação é analisar as relações existentes entre a Sala da Cidadania Digital e os conceitos de acesso à informação e inclusão digital em assentamentos de reforma agrária de forma a contribuir para a inclusão social. Constatou-se que Sala da Cidadania Digital se tornou uma plataforma importante para garantir essa transparência e o acesso à informação pelos beneficiários assentados, facilitando a vida de quem vive no campo e que muitas vezes precisa se deslocar de suas casas, lotes, terrenos para a cidade em busca de informações e resoluções de problemas.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 071.100.732-20 - GILMAR WANZELLER SIQUEIRA - USP
Interno - 2278490 - DAVI DO SOCORRO BARROS BRASIL
Externo à Instituição - DENILSON LUZ DA SILVA
Notícia cadastrada em: 16/11/2017 15:03
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1