Notícias

Banca de DEFESA: TATIANA MENDONÇA MORI

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TATIANA MENDONÇA MORI
DATA: 03/07/2017
HORA: 09:00
LOCAL: Manaus
TÍTULO:

 

Gerontologia Ambiental: A influência dos fatores sócio-ambientais na qualidade de vida dos idosos que frequentam o Parque Municipal do Idoso em Manaus/AM.


 

 


 

 

 

 


PALAVRAS-CHAVES:

Gerontologia, Idoso, Acessibilidade.


PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências
RESUMO:

 

A cidade de Manaus, tem sua datação de construção e ampliação urbanística por influencias Inglesas do século XIX, no entanto o crescimento desordenado, crescimento vertiginoso horizontal da cidade e ausência de um plano diretor de desenvolvimento da cidade, resultou em inconformidades arquitetônicas em diversos pontos da cidade ocasionando, restrição de deslocamento a população idosa, que tem aumentado, em detrimento de diversos fatores sócio econômicos. Com o objetivo de suprir a necessidade dos idosos que residem em Manaus, foi criado o Parque Municipal do Idoso, onde este destina-se à diversas atividades que garantem o a qualidade de vida a todos indivíduos que se encontram nesta faixa etária. Por meio de uma pesquisa quantitativa com aplicação de um questionário, os dados coletados nos levam a identificar que os desafios urbanos são os fatores limitantes para que os idosos saiam de suas casas para o convívio social são as barreiras arquitetônicas existentes, tais como: pisos irregulares, falta de rampa nas calçadas, falta de sinal para pedestre, dificuldade de usabilidade do transporte público por falta de adequação  a possíveis limitações físicas, levam os idosos buscarem um local onde consigam adquirir independência sem obstáculos, muitos moram em diversos pontos da cidade  e frequentam o Parque Municipal do Idoso, o fato de lá encontrarem, um ambiente  adaptado a maior parte de suas necessidades, ou seja, sem barreiras arquitetônicas além disso relatam ainda um conforto térmico causado pela arborização existente no local. Ainda é possível identificar através desta pesquisa que  os idosos que moram mais distantes do Parque, são aqueles que também necessitam de ajuda para a locomoção.



MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2278489 - CLAUDIO NAHUM ALVES
Interno - 2278490 - DAVI DO SOCORRO BARROS BRASIL
Presidente - 301.091.322-20 - MARCELO DE OLIVEIRA LIMA - IEC
Notícia cadastrada em: 21/06/2017 10:46
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - | Copyright © 2006-2022 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha2