Banca de QUALIFICAÇÃO: CLEIDE RAIOL NASCIMENTO

DISCENTE: CLEIDE RAIOL NASCIMENTO
DATA: 31/01/2023
LOCAL: MATCAM

"HOSPITAIS VERDES E SAUDÁVEIS COMO ESTRATÉGIA DE SUSTENTABILIDADE: Um estudo de caso no Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza da Rede EBSERH".

Práticas Sustentáveis; Sustentabilidade; Hospitais Verdes e Saudáveis; HUBFS;

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
SUBÁREA: Ciências Ambientais

A sustentabilidade é um tema que vem sendo discutido dentro das organizações e, tem se tornado um diferencial para diversos tipos de mercado. A interface entre sustentabilidade e saúde está cada vez mais evidente, visto que a saúde do indivíduo interfere na qualidade de suas ações. Observa-se que a saúde está intimamente relacionada com os indicadores da sustentabilidade. Porém, percebe-se que muitos dos trabalhadores da saúde, especialmente das unidades hospitalares, não compreendem a importância e a responsabilidade que o hospital possui para a manutenção de um ambiente saudável. Surgindo então a pergunta da pesquisa: Quais ações e estratégias sustentáveis podem ser desenvolvidas no Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS)? Buscou-se como objetivo deste estudo propor ações e estratégias sustentáveis para implantação no Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza alinhada com os objetivos da Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis e diretrizes do Plano de Negócios e Estratégia de Longo Prazo 2023 da Rede EBSERH. O estudo será de natureza qualitativa com caráter descritivo. A metodologia empregada para a realização desta pesquisa é de natureza aplicada, pois utiliza-se de ferramentas para coletar dados: serão realizadas entrevistas semiestruturadas com os gestores do hospital, será aplicado um questionário aos servidores técnico-administrativos pertencentes ao quadro efetivo da UFPA e aos empregados públicos/Ebserh, que trabalham do Hospital Bettina Ferro de Sousa. Espera-se como resultados a elaboração de relatório de diagnóstico de avaliação da percepção da equipe técnica sobre o diagnóstico do cenário da sustentabilidade no HUBFS e plano de ações e estratégias sustentáveis para implantação no Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza alinhado com os objetivos da Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis e diretrizes do Plano de Negócios e Estratégia de Longo Prazo 2023 da Rede EBSERH.

Presidente - 071.100.732-20 - GILMAR WANZELLER SIQUEIRA - UFPA
Interno - 638.356.062-04 - HOMERO VILAR CORREA - UFPA
Externo ao Programa - 7326689 - SONIA MARIA MAIA OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 30/01/2023 10:08