Banca de QUALIFICAÇÃO: REGINALDO DE OLIVEIRA MOURAO

DISCENTE: REGINALDO DE OLIVEIRA MOURAO
DATA: 27/01/2023
LOCAL: Prédio do Proderna ( MATCAM)

"A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA REDUÇÃO DO CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA NO PRÉDIO DA REITORIA DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DA UFPA".

Educação Ambiental; Economia de Energia; Sustentabilidade; UFPA. Educação Ambiental; Economia de Energia; Sustentabilidade; UFPA.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

A gravidade dos problemas ambientais exige o engajamento de vários setores da sociedade, principalmente, o da educação. As instituições de ensino superior devem atuar como protagonistas no combate aos impactos ambientais gerados pela sociedade. Além disso, a própria demanda de energia elétrica e o alto custo das tarifas cobradas pelas empresas concessionárias coloca o usuário do servidor público, como a Universidade Federal do Pará, diante de um problema bastante comum: o desperdício de energia elétrica. Nesse sentido, o consumo não otimizado de energia elétrica impõe as instituições, centros, universidades, empresas, indústrias e residências o ônus da elevação dos impactos ambientais decorrente do incremento na necessidade de geração de energia, em razão do aumento na utilização da água, que poderia ser destinados a outros fins, como o consumo humano ou agricultura. Neste cenário destaca-se o uso racional de energia, para que se possa minimizar o seu desperdício. Nesse sentido, esta pesquisa colabora com a implementação de ações voltadas para a gestão ambiental das IES, tendo como objeto de estudo a UFPA, que possui significativa relevância por estar situada na região Amazônica. O objetivo da pesquisa é Avaliar o controle do desperdício de energia na Pro-Reitoria de Pessoas da Ufpa (PROGEP). Para atingir este objetivo, serão realizadas entrevistas semiestruturadas com TAE da PROGEP, assim, como análise de documentos oficiais da instituição. A pesquisa é do tipo qualitativa e quantitativa, se configura como um estudo de caso. O questionário apresentará questões sobre o perfil socioeconômico dos TADs e quais formas de economia de energia elétrica que se aplica aquele setor administrativo. Os dados serão tabelados no programa Excel e confeccionados gráficos para melhor interpretação dos resultados. Como produto técnico será proposto um manual de boa conduta para os servidores de um modo geral, que possa no futuro refletir na economia de energia elétrica no campus universitário da UFPA. A partir das respostas, espera-se verificar as percepções dos servidores a respeito de práticas de sustentabilidade no trabalho, com a análise se há diferenças nas percepções dos servidores.

Presidente - 071.100.732-20 - GILMAR WANZELLER SIQUEIRA - UFPA
Interno - 638.356.062-04 - HOMERO VILAR CORREA - UFPA
Externo ao Programa - 7326689 - SONIA MARIA MAIA OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 26/01/2023 10:09