Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: SORAYA MARIA BITAR DE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SORAYA MARIA BITAR DE LIMA
DATA: 22/12/2022
HORA: 11:00
LOCAL: MATCAM
TÍTULO:

"A CONTRIBUIÇÃO DO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DA UFPA (RIUFPA) DE ACESSO ABERTO À INFORMAÇÃO CIENTÍFICA AMBIENTAL: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA".


PALAVRAS-CHAVES:

Repositório institucional; Acesso Aberto;Produção científica ambiental; Programas de Pós-graduação da UFPA.


PÁGINAS: 37
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
SUBÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

Estudo sobre os conteúdos digitais, na área ambiental, inseridos no Repositório Institucional da Universidade Federal do Pará (RIUFPA), que promove o gerenciamento e o acesso aberto (open access) à informação científica. Os repositórios institucionais apresentam-se como ferramenta fundamental para o processo de comunicação científica, oferecendo novas oportunidades para o compartilhamento da informação, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da ciência, uma que vez que proporcionam visibilidade, armazenamento e a recuperação dessa informação. Para isso, tem-se como objetivo geral analisar o conteúdo digital, com base em parâmetros bibliométricos, disponibilizado no Repositório Institucional da UFPA (RIUFPA), na área ambiental, como contribuição para o acesso aberto à informação científica. Trata-se de uma pesquisa do tipo descritivo-exploratória, configurando-se em um estudo de caso. A abordagem será quantitativa e qualitativa, tendo como objeto delimitado os conteúdos digitais, na área ambiental, disponibilizados no RIUFPA. É, também, de cunho documental porque a análise do conteúdo será o Repositório Institucional da UFPA. Para a coleta dos dados, será realizado o levantamento bibliográfico, observação sistemática, com o uso de formulário para o registro dos dados do RIUFPA, bem como questionário para identificar a percepção da comunidade acadêmica da UFPA sobre o RIUFPA. No que tange à delimitação do objeto de estudo foi realizado o levantamento dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu e das informações sobre a produção científica, bem como de outras informações extraídas dos sites da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPESP) da UFPA e dos Programas para a identificação e seleção daqueles que se referem à área ambiental, o que resultou em 19 Programas selecionados. Para a completude de dados utilizou-se a Plataforma Sucupira da CAPES, da qual foram retiradas e analisadas a área de conhecimento e as linhas de pesquisa dos Programas. Posteriormente a essa etapa, foi feita a coleta de dados no RIUFPA dos objetos digitais circunscritos aos Programas eleitos, que se assemelham à temática da pesquisa. Os dados obtidos serão migrados para o software IRAMUTEq, no qual serão gerados os formulários bibliométricos e gráficos, objetivando a análise dos resultados. O período de pesquisa compreendeu os anos entre 2011 e 2022.

 

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 071.100.732-20 - GILMAR WANZELLER SIQUEIRA - UFPA
Interno - 638.356.062-04 - HOMERO VILAR CORREA - UFPA
Interno - 326212 - REGINA CELI SARKIS MULLER
Notícia cadastrada em: 20/12/2022 14:39
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba1