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Banca de QUALIFICAÇÃO: NADIA PINHEIRO DA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NADIA PINHEIRO DA COSTA
DATA: 25/03/2015
HORA: 14:00
LOCAL: SALA DE VIDEO DA FACULDADE DE ENFERMAGEM
TÍTULO:

Educação em saúde para o envelhecimento ativo por meio de “contação de histórias


PALAVRAS-CHAVES:

envelhecimento ativo, enfermagem, educação em saúde.


PÁGINAS: 25
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
SUBÁREA: Enfermagem de Saúde Pública
RESUMO:

O objetivo desse estudo é avaliar a pertinência e efetividade da tecnologia socioeducacional de ‘contação de histórias’ como estratégia de aprendizagem para o cultivo do envelhecimento ativo e saudável. O envelhecimento humano é um processo natural, com diminuição progressiva da reserva funcional dos indivíduos (senescência), essa fase da vida possui características peculiares e não pode ser caracterizada como patologia. Em situações de sobrecarga, como, em situações de doenças, acidentes, estresse emocional isso pode gerar alterações e patologias – senilidade (SILVA, 2009; BRASIL, 2006). Sendo importante que a sociedade, os enfermeiros e demais profissionais de saúde realizem reflexões conjuntas em busca de estratégias para um viver mais saudável com a adesão de hábitos mais favoráveis que possibilitem a melhor qualidade de vida no processo de envelhecimento (BRASIL, 2006). É importante trabalhar com a utilização de tecnologias socioeducacionais inovadoras que fomentam mais qualidade ao atendimento em saúde oferecido, na perspectiva de uma assistência de enfermagem holística ao usuário. É necessário buscar abordagens criativas, na forma de educação em saúde que se identifique com as necessidades dos idosos, realizando reflexões sobre sua vida e saúde e incorporando novos hábitos de vida. A aplicação de tecnologias educacionais poderá estimular a cognição e memória dos idosos, além de possibilitar diálogos estimulantes em interação social e compartilhamento de saberes, ressignificando o processo de viver envelhecendo e beneficiando-se até mesmo em uma forma de lazer. Dessa forma, a tecnologia sócio-educacional proposta aqui será a “Educação em saúde para o  envelhecimento ativo por meio de ‘contação de histórias’”. Para este estudo, a questão da pesquisa consiste em “Como a aplicação da tecnologia sócio-educacional de ‘contação de histórias’ entre um grupo de usuários idosos pode contribuir para o cultivo da própria velhice com vistas aos preceitos do envelhecimento ativo?” Como metodologia assumiu-se aqui para conduzir o estudo, o método PCA – Pesquisa Convergente Assistencial (TRENTINI, 2014). A pesquisa será realizada com um grupo de 11 idosos na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro da Marambaia, Belém-PA. Tal unidade possui uma variedade de atividades, como consultas multiprofissionais, atividades de treinamento cognitivo, atividades físicas, recreativas e entre outras, disponíveis aos idosos cadastrados (3000 idosos). Proceder-se-á a uma avaliação subjetiva de cada um dos idosos do grupo acerca dos benefícios obtidos com a experiência de contação de história em seu processo de envelhecimento, bem como de manifestação geral consensual do grupo. Também, será aplicado o instrumento para a avaliação multidimensional do envelhecimento ativo (FARIAS, SANTOS, 2012; VICENTE, SANTOS, 2013) com o fim de comparar a avaliação dos determinantes do envelhecimento ativo, antes e depois da realização da experiência de contação de historias, e verificar alguma mudança no decorrer da experiência de aprendizagem do envelhecimento ativo. Espera-se, dessa forma, atingir a pertinência e efetividade da tecnologia socioeducacional de contação de histórias como estratégia de aprendizagem para o cultivo do envelhecimento ativo e saudável junto dos idosos que se submeteram as sessões de contação de histórias como recurso do cultivo do envelhecimento ativo. Além disso, busca-se apresentar estratégia educacional inovada de contação de história como recurso para a educação em saúde, mas especificamente para o envelhecimento ativo, saudável, com vistas ao protagonismo e emancipação do próprio idoso vivendo sua velhice. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANA CRISTINA VIANA CAMPOS
Presidente - 763.712.128-34 - LUCIA HISAKO TAKASE GONCALVES - UFSC
Interno - 2490751 - MARILIA DE FATIMA VIEIRA DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 06/03/2015 16:06
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