Banca de QUALIFICAÇÃO: SARA MELISSA LAGO SOUSA

DISCENTE: SARA MELISSA LAGO SOUSA
DATA: 01/10/2021
LOCAL: meet

Temporalidade e Impacto dos Determinantes Sociais de Saúde na Taxa de Mortalidade por Aids no Pará entre Jovens, Adultos e Idosos.

HIV; Mortalidade por Aids; Análise Espacial; Análise Espaço-Temporal.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Introdução:  Há um aumento na região Norte com coeficiente de mortalidade 12,96% entre os anos de 2009 e 2019. O estado do Pará é o primeiro no ranking nacional com a maior taxa de mortalidade (7,7; por 100 mil habs.). Sabe-se que a epidemia do HIV é dinâmica, e influenciada no espaço e tempo pelos fatores territoriais específicos de cada local. Entretanto, os Determinantes Sociais de Saúde (DSS) são imprescindíveis para o conhecimento sobre as iniquidades sociais e relação com a saúde. Objetivo: Analisar temporalmente a taxa de mortalidade por Aids e a sua variabilidade geográfica promovida pelos determinantes sociais de saúde no Pará entre os jovens, adultos e idosos, 2007 a 2018. Metodologia: Este estudo caracteriza-se por ser ecológico com notificações provenientes de residentes do estado do Pará entre entre15 ≥ a 50 anos, sendo estes óbitos notificados no período temporal de 2007 a 2018, devidamente registrados no banco de dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM). Realizar se-á análise descritiva dos dados sociodemográficos empregando a frequência absoluta e relativa com auxílio do software SPSS 23.0. Assim como, análise temporal sob metodologia de Box & Jenkins por meio do software RStudio, seguida da análise espacial dos índices de Moran global, Moran Local, Análise de hotspot de Getis Ord* através do software ArcMap® versão 10.5. e varredura espacial que se dará através do software SaTScan versão 9.7. Assim como, modelagem espacial por meio da regressão geograficamente ponderada com o software GeoDa e GWR.  Vale salientar, que este estudo está inserido no macro projeto “Diagnóstico Situacional das Infecções Sexualmente Transmissíveis no Contexto Amazônico: Análise Geoespacial, Rastreio e Desenvolvimento de Tecnologias Cuidativas Educacionais”, sob parecer favorável número: 3.488.663, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará.

Externo à Instituição - DULCE MARIA DE OLIVEIRA GOMES
Interno - 3003131 - GLENDA ROBERTA OLIVEIRA NAIFF FERREIRA
Externo à Instituição - MARLI TERESINHA GIMENIZ GALVAO
Presidente - 2182068 - SANDRA HELENA ISSE POLARO