Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDREY OEIRAS PEDROSO

DATA: 21/09/2021
LOCAL: Gmeet

EPIDEMIA DO HIV ENTRE OS JOVENS PARAENSES: ANÁLISE TEMPORAL E ESPACIAL

HIV; Aids; Jovens; Análise Espacial; Análise Espaço-Temporal.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Introdução: De acordo com o Ministério da Saúde (MS) do Brasil, a taxa de detecção de HIV/Aids (/100 mil hab.) demonstrou decréscimo na população geral de 17,2% no período de 2009 (21,5) a 2019 (17,8). Entretanto, tal taxa aumentou substancialmente entre a população jovem, que apresentaram a maior taxa de detecção no país, 52,0 (/100 mil hab.). Esse avanço sobre a população jovem se dá em decorrência de obstruções, discriminações, desigualdades, estigmas e iniquidades sociais e da saúde, vulnerabilidades intrínsecas desse estrato populacional que potencializam suas chances de se infectarem pelo HIV.Contudo, o risco da infecção pelo HIV não pode ser condicionado somente ao indivíduo, uma vez que os comportamentos são diretamente influenciados pelos fatores territoriais socioeconômicos que excedem ao indivíduo. Apesar de todo o avanço do HIV entre os jovens, existe uma escassez de estudos voltados para a análise do impacto dos DSS sobre a epidemia nesse grupo etário. Objetivo: Analisar a distribuição espacial e tendências temporais da epidemia do HIV entre jovens paraenses, 2007-2018. Metodologia: Estudo ecológico em que empregar-se-á dados provenientes do Sistema de Informação de Agravos de Notificação. Serão utilizadas todas as notificações de HIV/Aids em pessoas de 15 a 29 anos residentes no Pará. Será realizada análise descritiva dos dados sociodemográficos empregando a frequência absoluta e relativa. Para a análise temporal empregar-se-á a metodologia de Box & Jenkins. Na análise espacial serão empregadas as técnicas de autocorrelação de Moran e Getis ord gi, de varredura espacail e de regressão espacial. As análises serão feitas nos softwares RStudio; ArcMap; GWR; SaTScan; GeoDa; SPSS, e; Microsoft Excel. Esse estudo faz parte do macro projeto“Diagnóstico Situacional das Infecções Sexualmente Transmissíveis no Contexto Amazônico: Análise Geoespacial, Rastreio e Desenvolvimento de Tecnologias Cuidativas Educacionais” que foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará sob parecer no.  3.488.663.

Externo à Instituição - DULCE MARIA DE OLIVEIRA GOMES
Presidente - 2127187 - ELIA PINHEIRO BOTELHO
Interno - 3003131 - GLENDA ROBERTA OLIVEIRA NAIFF FERREIRA
Externo à Instituição - MARLI TERESINHA GIMENIZ GALVAO