Banca de QUALIFICAÇÃO: LETICIA DIOGO DE OLIVEIRA MOURA

DISCENTE: LETICIA DIOGO DE OLIVEIRA MOURA
DATA: 27/08/2021
LOCAL: Gmeet

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA DE ENFERMAGEM OBSTÉTRICA NO ESTADO DO PARÁ: significados de residentes sobre o processo de ensino-aprendizagem

Enfermagem obstétrica; Educação em enfermagem; Educação baseada em competências; Prática profissional; Internato e residência.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

O ensino e formação em enfermagem obstétrica busca contemplar recomendações técnicas que contribuam de forma significativa para a transformação do cenário da assistência obstétrica. A compreensão da importância do processo de ensino-aprendizagem na qualificação de novos profissionais é parte da transformação deste cenário, onde a base do conhecimento gerado pela conscientização do ser, liberta o educando de práticas obsoletas desqualificadas na prestação de cuidado com a mulher e recém-nascido. Objeto de estudo: o processo de ensino-aprendizagem dos residentes nos cenários formativos do programa de Residência de Enfermagem Obstétrica. Questão norteadora: Qual os significados dos residentes em enfermagem obstétrica sobre o processo de ensino-aprendizagem exercido no campo de formação? Objetivo geral: Compreender os significados dos residentes em enfermagem obstétrica em relação ao processo de ensino-aprendizagem nos cenários de formativos. Objetivos específicos:  Identificar as atividades profissionais desenvolvidas no campo prático pelos residentes do programa de residência em enfermagem obstétrica; analisar o processo de ensino-aprendizagem no cenário de formação dos residentes de enfermagem obstétrica; discutir os principais obstáculos nos cenários formativos que impactam no processo de ensino-aprendizagem. Metodologia: estudo de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. A pesquisa será realizada na residência de enfermagem obstétrica do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará. Os participantes da pesquisa serão residentes do 1º e 2º ano do Programa de Residência de enfermagem Obstétrica, que estejam atuando nos campos formativos, que serão submetidos aos seguintes critérios de inclusão: 1) estar matriculados como residentes; 2) ter passado pelo menos 1 mês no nível de atenção básica, hospitalar e da gestão, perfazendo o alicerce de atividades da residência em enfermagem obstétrica. Como critérios de exclusão foi estabelecido: 1) residentes com licença maternidade, doença; 2) residentes que desistiram do programa em algum momento do curso. A seleção e recrutamentos dos participantes obedecerá a amostragem intencional, primeiramente com o contato via mensagem pelo aplicativo WhatsApp®, que será repassado pela coordenação da residência de enfermagem obstétrica. A coleta de dados se dará por meio de grupo focal com ambas as turmas. Será utilizada ferramenta de gravação de áudio e imagem, como forma de registro das informações que permite uma análise qualitativa das práticas discursivas, e posteriormente transcritas na integra para posterior tratamento dos dados, com base na análise de conteúdo.

Externo à Instituição - AUDREY VIDAL PEREIRA
Presidente - 1106765 - DIEGO PEREIRA RODRIGUES
Interno - 1513473 - MARCIA SIMAO CARNEIRO
Interno - 2436880 - SILVIO EDER DIAS DA SILVA