Banca de QUALIFICAÇÃO: DIEGO JOÃO DE LIMA ARRAIS

DISCENTE: DIEGO JOÃO DE LIMA ARRAIS
DATA: 06/09/2021
LOCAL: MEET

CONTINUIDADE DO CUIDADO NA TRANSIÇÃO DA ALTA HOSPITALAR PARA O DOMICÍLIO DE PACIENTES RECUPERADOS DE COVID-19

Continuidade do cuidado; COVID-19; Enfermagem

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

A COVID-19 revelou-se uma doença de alta transcendência, o que levou o planeta a rever seus acordos de ajuda e biossegurança. Apresentando manifestações sistêmicas, as principais características graves da COVID-19 são os sintomas respiratórios, visto que o vírus infecta facilmente as células pulmonares. Porém, por meio de estudos epidemiológicos e clínicos da doença, podem ser identificados sinais e sintomas semelhantes a outros vírus, como: mialgia, hipertermia, fadiga e perda de apetite. Desde a década de 1990, o Ministério da Saúde (MS) formulou estratégias para melhorar a qualidade dos serviços médicos, especialmente em hospitais, especialmente como o plano de melhoria e garantia da Qualidade da Saúde. Portanto, em uma emergência de saúde pública de importância internacional, é necessário monitorar e avaliar a assistência médica que está sendo desenvolvida. Esse projeto é oriundo de uma pesquisa multicêntrica intitulada “Avaliação do cuidado de enfermagem a pacientes com Covid-19 em hospitais universitários brasileiros aprovado na Chamada MCTIC/CNPq/FNDCT/MS/SCTIE/Decit Nº 07/2020 - Pesquisas para enfrentamento da COVID-19, suas consequências e outras síndromes respiratórias agudas graves (Processo nº: 402392/2020-5). Tendo como objetivo geral avaliar a qualidade da transição da continuidade do cuidado de pacientes recuperados de COVID-19 que tiveram alta do serviço hospitalar para o domicílio. Metodologia: Trata-se de um estudo com abordagem quantitativa, do tipo transversal, descritivo e analítica com pacientes recuperados e/ou cuidadores de COVID-19 que foram acompanhados pelo Hospital Universitário João de Barros de Barreto (HUJBB). A coleta de dados ocorrerá por entrevistas via telefone. Será aplicado para a avaliação da continuidade do cuidado o instrumento Care Transitions Measure (CTM-15).

Interno - 1814809 - CARLOS LEONARDO FIGUEIREDO CUNHA
Presidente - 3133823 - FABIANNE DE JESUS DIAS DE SOUSA
Externo à Instituição - MARIA FERNANDA BAETA NEVES ALONSO
Notícia cadastrada em: 14/08/2021 12:39