Banca de QUALIFICAÇÃO: ELLEN CHRISTIANE CORREA PINHO

DISCENTE: ELLEN CHRISTIANE CORREA PINHO
DATA: 12/08/2021
LOCAL: Googlemeet

Fatores da vulnerabilidade associados à sifilis e HIV em uma comunidade ribeirinha amazônica

HIV; Sífilis; Populações vulneráveis; Infecções sexualmente transmissíveis.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Verifica-se uma intensificação de casos do HIV e sífilis em alguns segmentos populacionais. Na América Latina, aprevalência do HIV entre homens que fazem sexo com homens excede 10% em 9 dos 15 países que relataram, e a prevalência varia de 10% a 38% entre mulheres transgênero.No Brasil, a taxa de detecção de Aids entre os homens foi de 25,2 casos/100 mil habitantes. Entre as mulheres, notou-se tendência de queda de 36,7%, com 10,5 casos/100 mil habitantes em 2019A razão de sexos por regiões apresenta diferenças significativas, apesar de, em todas elas, haver um predomínio de casos em homens. No mesmo segmento, os homens com Aids que tinham pelo menos o ensino médio completo foi de 38,6%, enquanto entre as mulheres esse mesmo grupo representou 25,0%. Ressalta-se que a proporção de notificações sem informação de escolaridade permanece elevada (24,6% em 2019). Diante desse cenário, vale ressaltar a pouca influência da população ribeirinha sobre aspectos políticos, uma vez que possuem múltiplas barreiras e acabam se tornando distantes dos centros decisórios de ações governamentais; e são geralmente incluídos em políticas públicas direcionadas a população em geralnão atendendo as suas especificidades e vulnerabilidades. Por essa razão, oestudo tem como objetivo analisar as dimensões davulnerabilidade associados a ocorrencia de IST (sífilis e HIV) em uma população adulta residente de ilhas de um munícipio urbano da região Amazônica. Assim, será realizado um estudoobservacionaltransversal e analítico de abordagem quantitativaA amostra foi composta de 306 participantes. A coleta de dados aconteceu entre 31/07 a 23/12/2020sendo realizada entrevista com aplicação de dois questionários e teste rápido para HIV e sífilis, além de coletado sangue em veia periférica para realização de Reaginina Plasmática RápidaFoi criado banco de dados no EPI INFO e realizado estatísticas descritivas e inferenciais no programa Bioestat 5.3.

Presidente - 1814809 - CARLOS LEONARDO FIGUEIREDO CUNHA
Interno - 3003131 - GLENDA ROBERTA OLIVEIRA NAIFF FERREIRA
Externo à Instituição - RENATA KARINA REIS
Externo à Instituição - RICHARDSON AUGUSTO ROSENDO DA SILVA