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Banca de DEFESA: JOAO VICTOR MOURA ROSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOAO VICTOR MOURA ROSA
DATA: 16/06/2021
HORA: 15:00
LOCAL: Google meet
TÍTULO:

PROJETO(S) INDUTOR(ES) DA INTEGRAÇÃO ENSINO E SERVIÇO: IMPACTO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO E NO COTIDIANO DO TRABALHO


PALAVRAS-CHAVES:

Formação Profissional em Saúde; Educação em Enfermagem; Educação Continuada; Trabalho; Atenção primária à saúde. 


PÁGINAS: 74
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO:

Introdução: O processo de ensino-aprendizagem estabelecido a partir da integração entre o ensino e o serviço através da inserção dos discentes no serviço de saúde pode induzir a novas formas de organização do trabalho em saúde, favorecendo uma melhor qualificação para o atendimento. Nesse contexto, se insere o Programa de Capacitação em Atenção à Saúde da Criança - Estágio Multicampi Saúde da Universidade Federal de Pará – UFPA que busca a qualificação dos processos de gestão na formação para o cuidado, integração ensino-serviço- comunidade, de forma articulada entre o Sistema único de Saúde – SUS e a instituição de ensino. Objetivo: Identificar os impactos observados no cotidiano do trabalho e na formação dos acadêmicos do curso de enfermagem que participam de projetos indutores da integração ensino e serviço. Metodologia: Utilizou-se como suporte teórico Yin, Strauss; Corbin. A orientação para análise do material coletado se deu através de leituras interpretativas sobre Integração Ensino e Serviço Yin (2015). A Análise das entrevistas baseou-se em Strauss e Corbin, (2008) onde foram baseadas na Teoria Fundamentada nos Dados (TFD). Resultados: Os resultados mostraram a contribuição do projeto indutor objeto desta pesquisa para a formação do acadêmico de enfermagem, visto que a experiência adquirida no serviço fortaleceu sua formação. Estar inserido em Projetos Indutores reforçou a prática do Curso de Enfermagem da UFPA que introduz precocemente, no campo de prática, seus alunos, contribuindo de forma positiva na formação destes. Destaca-se, de forma em geral, um impacto positivo no processo de formação e no cotidiano do trabalho, compreendendo o papel indutor e porque não dizer transformador do Projeto Multicampi Saúde, considerando seu impacto na qualidade da formação e da atenção prestada ao usuário, bem como o seu poder de reflexão, por parte dos profissionais preceptores, quanto a importância da práxis na qualidade de vida da população assistida. Conclusão: No que concerne a contribuição desta pesquisa, acredita-se que sua realização contribuirá tanto com a Instituição Formadora, particularmente o Curso de Enfermagem da UFPA, quanto com a Secretaria Municipal de Saúde de Belém, posto que traz em seu resultado indicadores que demonstram o impacto positivo de Projetos Indutores na qualidade da atenção, envolvendo instituições formadoras, serviços de saúde e usuários do Sistema Único de Saúde, proporcionando um indicador importante para a ampliação de  estratégias como o Projeto Multicampi Saúde nos demais municípios e regiões do Estado do Pará. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2182065 - MARCIA MARIA BRAGANCA LOPES
Externo à Instituição - MONICA CUSTODIA DO COUTO ABREU PAMPLONA
Interno - 2182068 - SANDRA HELENA ISSE POLARO
Externo à Instituição - VÂNIA MARLI SCHUBERT BACKES
Notícia cadastrada em: 01/06/2021 12:13
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