Banca de QUALIFICAÇÃO: LAENA COSTA DOS REIS

DISCENTE: LAENA COSTA DOS REIS
DATA: 11/06/2021
LOCAL: Google meet

PARTO DOMICILIAR PLANEJADO NO CONTEXTO AMAZÔNICO: escolha e direitos das mulheres

Parto Domiciliar; Humanização do parto; Direitos Sexuais e Reprodutivos. Enfermagem; Enfermagem Obstétrica; Comportamento de Escolha

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Trata-se de uma pesquisa com objeto de estudo para a escolha de mulheres sobre o parto domiciliar planejado, considerando que essa opção vem ganhando espaço no cenário nacional e internacional, enquanto alternativa ao modelo obstétrico vigente, hegemonicamente tecnocrático, mostrando o seu direito quanto a escolha da forma de parir e do local do parto. O estudo tem como objetivo geral compreender a escolha das mulheres sobre ao parto domiciliar planejado na região Metropolitana do Estado do Pará; e enquanto objetivos específicos desvelar o direito para a escolha das mulheres sobre ao parto domiciliar planejado; analisar as informações que as mulheres receberam que forneceram subsídios para a escolha do parto domiciliar planejado; discutir os comportamentos culturais e sociais quanto à escolha do parto domiciliar planejado. Estudo descritivo, exploratório, na modalidade do tipo estudo de caso, sob uma abordagem qualitativa, onde as participantes do estudo serão as mulheres que tiveram parto domiciliar planejado na região Metropolitana do Estado do Pará, com idade acima de 18 anos, que optaram pelo parto domiciliar planejado, ainda que tenham sido transferidas para unidade hospitalar, no período de 2016 a 2021 e excluindo possíveis partos domiciliares não planejados, a partir de um cenário do estudo da Equipe de Enfermagem Obstétrica Naiá Parto Domiciliar, única equipe atuante na região Metropolitana do Estado do Pará na assistência ao parto domiciliar planejado, acompanhando de todo ciclo gravídico puerperal, com mais de 100 partos acompanhados pela equipe. A coleta de dados será realizada por intermédio de roteiro de entrevista semiestruturada com perguntas abertas e fechadas, embasada nos eixos temáticos norteadores do estudo, a interrupção das entrevistas obedecerá ao critério de saturação teórica. Os dados serão por meio da análise de conteúdo na Modalidade Temática, conforme Bardin. A pesquisa obteve a aprovação do Comitê de Ética do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará, sob o protocolo n° 4.463.291/2020.

Interno - 1696193 - ANDRESSA TAVARES PARENTE
Presidente - 1106765 - DIEGO PEREIRA RODRIGUES
Externo à Instituição - LÚCIA HELENA GARCIA PENNA
Interno - 1513473 - MARCIA SIMAO CARNEIRO