Banca de DEFESA: RAISA SILVA MARTINS

DATA: 08/12/2020
LOCAL: Google meet

O PROCESSO COMUNICACIONAL DOS ADOECIDOS PELO CÂNCER DE LARINGE

Câncer da Laringe, Enfermagem Oncológica, Comunicação, Comunicação não verbal.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
SUBÁREA: Enfermagem de Saúde Pública

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA) para o triênio 2020/2022, estima-se 6.470 casos novos em homens e de 1.180 casos novos em mulheres. Levando um índice de risco estimado de 6,20 casos novos a cada 100 mil homens e de 1,06 casos novos a cada 100 mil mulheres. A laringe é um órgão do aparelho respiratório, e suas principais funções são a fonação e a proteção das vias aéreas inferiores no momento da deglutição. Entende-se que o desenvolvimento efetivo da comunicação do paciente com o câncer de laringe, submetido à laringectomia total ainda é de grande interesse e desafio para ciência no sentido de possibilitar uma reorganização deste ser em um contexto social, emocional e econômico. Há diversos impasses que os adoecidos enfrentam por conta dos reflexos mutilatórios do órgão que os levou a afonia, modificação da autoimagem devido à traqueostomia permanente e as questões socioeconômicas relacionadas à aposentadoria e a perda da interação interpessoal com membros da família. Em virtude do processo comunicacional ser altamente afetado na ocasião de adoecimento por câncer de laringe, a revisão integrativa consiste na construção de uma análise ampla da literatura, contribuindo para discussões sobre métodos e resultados de pesquisas, assim como reflexões sobre a realização de futuros estudos. Objetivos: analisar as evidências científicas sobre o processo comunicacional prejudicado dos pacientes com câncer da laringe; categorizar as estratégias teóricas/práticas que são utilizadas para reestabelecer o processo comunicação verbal do paciente laringectomizado total; propor ações de enfermagem perioperatória para viabilizar a adaptação do processo de comunicação do familiar cuidador com o laringectomizado total. Método: trata-se de uma Revisão Integrativa (RI). Em que se busca as principais evidências científicas acerca de uma temática, identificar, analisar e discutir a importância do tema. Para validar os resultados expressos na RI, desenvolveu-se um estudo descritivo com abordagem qualitativa subsequente. Resultados e Discussão: Foram identificados 177 artigos nas seguintes bases de dados Banco de Dados de Resumos e Citações de Artigos para Jornais/Revistas Acadêmicos (SCOPUS), Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), National Library of Medicine (PUBMED), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) e Base de Dados de Enfermagem (BDENF), e após leitura selecionou-se 23 estudos relevantes que discutem a temática do câncer da laringe e a comunicação, no período de 2010 a 2020 nos idiomas inglês, português e espanhol. Na etapa qualitativa foram entrevistados três familiares cuidadores de pacientes laringectomizados total no pós-operatório, e que acompanharam todo o processo perioperatório sendo todos eles os principais responsáveis pelo cuidado do familiar adoecido. Das entrevistas emergiram duas categorias integralidade do cuidado e comunicação alternativa. Considerações finais O enfermeiro neste processo tem o papel essencial no estabelecimento de vínculos entre os pacientes e familiares cuidadores, pois é o enfermeiro que atua no acolhimento, orientação, realização de procedimentos técnicos e na educação em saúde, no pós-operatório dos pacientes laringectomizados total que irão necessitar de apoio no processo de reabilitação seja vocal, social, emocional e/ou física, no entanto, verificou-se uma escassez de estudo realizado por enfermeiros que assistem os pacientes laringectomizados totais e os familiares cuidadores sobre o processo comunicacional deles, logo ressalta-se a importância de estudos dedicados a esta temática para fortalecer a Ciência da Enfermagem e consequentemente a assistência de enfermagem baseada em evidências científicas.

Interno - 327525 - DIRCE NASCIMENTO PINHEIRO
Externo à Instituição - HELENA MEGUMI SONOBE
Externo à Instituição - INGRID MAGALI DE SOUZA PIMENTEL
Presidente - 2153125 - MARY ELIZABETH DE SANTANA