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Banca de QUALIFICAÇÃO: LEYVILANE LIBDY CHAVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEYVILANE LIBDY CHAVES
DATA: 12/03/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de aula do mestrado - Faculdade de Enfermagem
TÍTULO:

ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS DE SAÚDE E O SOFRIMENTO DO ESTIGMA POR PACIENTES TUBERCULOSOS E FAMILIARES: revisão integrativa da literatura.


PALAVRAS-CHAVES:

Tuberculose; Estigma Social; Família; Relações Familiares; Educação em Saúde.


PÁGINAS: 39
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO:

INTRODUÇÃO: A tuberculose é uma doença infecciosa e contagiosa, causada por uma bactéria cientificamente denominada Mycobacterium tuberculosis. Trata-se de uma das doenças infecciosas mais antigas que recebeu vários significados diferentes de acordo com o período histórico e apesar dos avanços científicos que disponibilizaram tratamentos eficazes para a doença, a mesma é frequentemente associada à imaginação, crença de algo punitivo, algo ruim e socialmente digno de censura.  A despeito da TB ser considerada como prioritária na agenda política do Ministério da Saúde (MS) a nível federal, estadual e municipal desde 2003, ela ainda apresenta-se com um forte caráter estigmatizante, e as condições sociais precárias da maioria dos portadores exigem dos serviços de saúde compromisso, envolvimento e o reconhecimento do seu impacto nas várias dimensões da vida humana, sendo necessária a percepção dessas questões e o entendimento da sua possível influência na busca pelos serviços de saúde. OBJETIVO: O presente estudo tem como objetivo buscar e analisar as produções científicas acerca de programas e estratégias educacionais de saúde que visam a desestigmatização da tuberculose entre portadores e seus familiares. MARCO CONCEITUAL: Será utilizado como marco conceitual o conceito de Prática Baseada em Evidência e Estigma abordado por Goffmann. MÉTODO: Trata- se de uma Revisão Integrativa de Literatura- RIL acerca de estudos sobre programas e estratégias educacionais de saúde que visam a desestigmatização da tuberculose entre portadores e seus familiares. A presente RIL será conduzida em seis etapas, seguindo a metodologia proposta por Mendes, Silveira e Galvão (2008), a saber: elaboração da questão de pesquisa; amostragem; categorização dos estudos; avaliação dos estudos; interpretação dos resultados; e apresentação da revisão.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2414488 - ALINE MARIA PEREIRA CRUZ
Interno - 763.712.128-34 - LUCIA HISAKO TAKASE GONCALVES - UFSC
Presidente - 2182068 - SANDRA HELENA ISSE POLARO
Interno - 2436880 - SILVIO EDER DIAS DA SILVA
Notícia cadastrada em: 09/03/2020 09:21
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