Banca de DEFESA: HILMA NAZARE MENDES BEZERRA

DISCENTE: HILMA NAZARE MENDES BEZERRA
DATA: 25/11/2019
LOCAL: SALA DE MESTRADO

SUPERVISÃO DE ENFERMAGEM EM HEMOTERAPIA: CONHECIMENTO DE ENFERMEIROS DE UNIDADES DE INTERNAÇÃO DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

Enfermagem; Supervisão de enfermagem; Segurança do sangue; Transfusão de sangue.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
SUBÁREA: Enfermagem de Saúde Pública

A hemoterapia consiste em um tratamento realizado através da transfusão sanguínea, seus componentes e derivados e está envolvida com a hemovigilância e essa inserida nas ações de vigilância em saúde desenvolvidas no Brasil, representa uma das áreas estratégicas de atuação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) do Ministério da Saúde, com objetivo de criar medidas de minimizar riscos e aumentar a segurança do paciente e profissional no processo transfusional. É importante que o enfermeiro tenha conhecimento dos aspectos relacionados a transfusão de sangue e seus componentes e que o utilize criteriosamente, com um plano de cuidados específico, uma vez que toda transfusão traz em si um risco ao receptor, seja imediato ou tardio. O objetivo deste estudo foi analisar o conhecimento de enfermeiros de um hospital universitário sobre supervisão de enfermagem em hemoterapia. Tratou-se de estudo misto que foi desenvolvido na Unidade Hospitalar João de Barros Barreto (UHJBB). Foram participantes vinte e nove enfermeiros lotados nos setores de clínica médica, infectologia e terapia intensiva. Como técnicas de coleta de dados foram utilizados: o questionário e a entrevista. Os dados quantitativos foram coletados através dos questionários usando o software Survey Monkey e posteriormente analisados por meio de estatística descritiva simples e os dados qualitativos por meio das entrevistas conforme a análise de conteúdo de Bardin (2006). A partir das falas dos participantes da pesquisa, geraram-se três categorias: ‘Percepção sobre o processo de trabalho do enfermeiro na instituição’, ‘Conhecimento técnico do enfermeiro sobre hemoterapia’ e ‘Gerência do cuidado de enfermagem em hemoterapia. Quanto aos dados quantitativos analisaram-se as seguintes variáveis: sexo, ano de conclusão do curso superior, tempo de formação, formação de nível técnico, vínculo empregatício, existência de mais de um vínculo empregatício, acesso de conhecimento sobre hemoterapia na formação acadêmica, cursos extracurriculares fornecidos pelo hospital, conhecimento sobre hemoterapia e reações tranfusionais, legislações regulamentadoras, competências e atribuições de enfermeiros e técnicos de enfermagem no pré, intra e pós- procedimento de hemoterapia. Evidenciou-se a necessidade de maior conhecimento do enfermeiro sobre a hemoterapia, entretanto não somente sobre a terapia transfusional, mas também de todo o ciclo do sangue, para se possa conhecer e definir as atribuições de cada profissional de enfermagem em termos legais para melhorar a qualidade da assistência prestada.

Externo ao Programa - 3003131 - GLENDA ROBERTA OLIVEIRA NAIFF FERREIRA
Presidente - 2323054 - JOUHANNA DO CARMO MENEGAZ
Interno - 3153030 - ROSENEIDE DOS SANTOS TAVARES
Notícia cadastrada em: 14/11/2019 11:35