Banca de QUALIFICAÇÃO: INGRID SARAIVA DE OLIVEIRA

DISCENTE: INGRID SARAIVA DE OLIVEIRA
DATA: 18/06/2019
LOCAL: AUDITÓRIO CTIC

CONHECIMENTO E FATORES DE VULNERABILIDADE ACERCA DAS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS DE POPULAÇÃO RESIDENTE EM COMUNIDADE PERIFÉRICA BELENENSE

infecões transmissiveis, comunidade periféricas

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
SUBÁREA: Enfermagem de Saúde Pública

O

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são infecções diversas que são  transmitidas através do contato sexual, embora não seja esta a única forma de contágio. Elas são reconhecidas como um importante problema de saúde pública em todo o mundo e possui custo elevado para tratamento. Diante disso, a prevenção é a melhor alternativa, assim, reforça-se a importância de estudos como este, que tragam informações relevantes e que possam servir de referência para definição de melhor trabalhar o conhecimento com a população por meio de  intervenções e programas de educação para a saúde que atinjam populações maiores de maneira mais efetiva. O objetivo deste estudo é identificar o nível de conhecimento acerca das IST em associação aos fatores de vulnerabilidade. Será um estudo de natureza observacional, transversal, de abordagem quantitativa. Terá como local de pesquisa o Bairro Montese, o qual  pertence ao Distrito DAGUA em Belém,PA. A população alvo constitui-se de pessoas com idade superior a 18 anos residentes área adscrita das  unidades de ESF, daquele bairro. Para dar andamento ao estudo, a determinação da amostra e  da unidade amostral, e  a coleta de dados ocorrerão entre os meses de julho a outubro.  Aplicar-se-á o Questionário STD-KQ - Sexually Transmitted Disease Knowledge Questionnaire, adaptado transculturalmente por Teixeira e colaboradores (2015), além do formulário (organizado pela mestranda) sobre dados  sociodemográficos e de questões relativas aos fatores de vulnerabilidade definidos por Mann J, Tarantola D, Netter (1993). Para analisar os dados, será utilizada a estatística descritiva para caracterizar a população do estudo, assim como dos fatores de vulnerabilidade. Será utilizado o teste do qui-quadrado de tendência linear para analisar a associação entre os fatores de vulnerabilidade (variáveis independentes) e o nível de conhecimento (variável dependentes), por regressão logística ordinal e por fim a análise será realizada no programa Bioestat 5.3 e Minitab 18 ®.

Presidente - 763.712.128-34 - LUCIA HISAKO TAKASE GONCALVES - UFSC
Interno - 1814809 - CARLOS LEONARDO FIGUEIREDO CUNHA
Interno - 2127187 - ELIA PINHEIRO BOTELHO
Externo ao Programa - 2414488 - ALINE MARIA PEREIRA CRUZ