Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIE ANE DA SILVA FORMIGOSA

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
SUBÁREA: Enfermagem de Saúde Pública

O Papiloma Vírus Humano (HPV) é um vírus DNA com mais de 200 sorotipos já identificados. Ele possui um grande potencial oncogênico capaz de induzir o desenvolvimento de cânceres anais, penianos, vulvares, orofaríngicos e cervicais. Este ultimo ganha destaque por ser o quarto câncer mais frequente em mulheres no mundo. Tornando o HPV um grande problema de saúde pública que forçou pesquisadores a formularem vacinas destinada a combater os tipos mais frequentes e nocivos do vírus. Visto que, a vacinação é um método mais eficaz e de relevante custo-benefício para se combater esta patologia de origem infecciosa. No Brasil é disponibilizada atualmente pelo Sistema Único de Saúde a vacina quadrivalente para meninos e meninas. No entanto a adesão no estado Pará está muito aquém do que preconiza o Ministério da Saúde. Sendo assim, nossa pesquisa tem o objetivo de levantar a taxa de cobertura vacinal para o HPV; identificar o conhecimento dos pais ou responsáveis sobre o HPV e sua vacina e identificar os fatores relacionados à adesão e não adesão da vacina por parte dos pais/responsáveis. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo e transversal a ser realizado em comunidades periféricas da ESF Terra Firme localizada no Distrito DAGUA, município de Belém- PA. Os participantes dos estudo serão pais ou responsáveis por crianças e e adolescentes de ambos os sexos com idade entre 9 a 14 anos. Será utilizado o questionário produzido por Sousa et al (2018) que é usado para “mensurar o conhecimento sobre o HPV, suas repercussões e sua vacina entre os adolescentes, pais/responsáveis e profissionais de saúde, bem como sobre a aceitabilidade da vacina para o papilomavírus humano. A pesquisa será submetida à divisão de ensino e pesquisa da Universidade Federal do Pará e Secretaria Municipal de Saúde.

Presidente - 763.712.128-34 - LUCIA HISAKO TAKASE GONCALVES - UFSC
Interno - 1814809 - CARLOS LEONARDO FIGUEIREDO CUNHA
Interno - 2127187 - ELIA PINHEIRO BOTELHO
Externo ao Programa - 3003131 - GLENDA ROBERTA OLIVEIRA NAIFF FERREIRA