Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIA VANESSA DA SILVA

DISCENTE: ADRIA VANESSA DA SILVA
DATA: 28/03/2019
LOCAL: SALA DE AULA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

Homicídios de crianças paraenses: contribuições da enfermagem

Homicídio, Crianças, Enfermagem.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
SUBÁREA: Enfermagem de Saúde Pública

O homicídio configura-se como uma expressão da violência interpessoal, é a partir dele que podemos captar a gravidade da situação de violência perpetrada à criança do estado do Pará. Representa o extremo da violência em uma sociedade e conjectura grave desordem econômica, social, política e religiosa. Um fenômeno complexo, multifatorial, heterogêneo e com impacto não somente sobre a qualidade, como sobre a expectativa de vida das populações. As características desses óbitos podem variar conforme a idade da vítima, sexo, cor ou raça e outros fatores. Esse estudo tem como objetivo Analisar os homicídios de crianças residentes no estado do Pará. Trata-se de um Estudo descritivo, transversal, retrospectivo com abordagem quantitativa fundamentado na Epidemiologia.  A pesquisa será realizada na Secretária Adjunta de Inteligência e Análise Criminal, vinculada à Secretária de Segurança Pública do Pará, abrangendo o período de 01 de janeiro de 2014 a 31 de dezembro de 2018. O instrumento utilizado será o sistema Integrado de Segurança Pública. A coleta de dados se dará por meio da tabulação dos caracteres socioeconômico: sexo, faixa etária, escolaridade, raça/cor e procedência. Do procedimento: tipo de homicídio, meio empregado, local da ocorrência, motivação do crime. A Aplicação do Indicador dos Anos Potenciais de Vida Perdidos (APVP): Mede o número de anos que foram perdidos pela criança em relação à possibilidade de viver que, em geral é expressa pela esperança de vida e será calculado pelo total de APVP por homicídio/número de óbitos. A análise dos dados será realizada por meio da estatística descritiva, com cálculo de frequência absoluta e relativa, os dados serão apresentados em forma de gráficos e tabelas, com o suporte do Programa Microsoft Office Excel 2010. O estudo será submetido ao Comitê de Ética e Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal do Pará (UFPA), respeitando a Resolução do Conselho Nacional de Saúde Nº 580 de março de 2018.

Externo ao Programa - 3210370 - EDSON MARCOS LEAL SOARES RAMOS
Interno - 2153125 - MARY ELIZABETH DE SANTANA
Presidente - 2153124 - VERA LUCIA DE AZEVEDO LIMA
Notícia cadastrada em: 20/03/2019 12:00