Banca de DEFESA: REMO RODRIGUES CARNEIRO

DISCENTE: REMO RODRIGUES CARNEIRO
DATA: 03/09/2018
LOCAL: MINIAUDITÓRIO DA FACULDADE DE ENFERMAGEM

A Sistematização da Assistência de Enfermagem no Centro de Terapia Intensiva de um hospital referência em Urgência e Emergência sob a ótica dos enfermeiros

Sistematização da Assistência de Enfermagem, Centro de Terapia Intensiva e Enfermeiros.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
SUBÁREA: Enfermagem de Saúde Pública

A sistematização da assistência de enfermagem (SAE) é uma metodologia científica cada vez mais utilizada para orientar a prática profissional do enfermeiro, principalmente para os que atuam no Centro de Terapia Intensiva (CTI), sendo capaz de fornecer uma maior segurança à assistência prestada ao paciente crítico, elevando a qualidade dos cuidados e proporcionando uma maior autonomia aos profissionais de enfermagem. Essa necessidade de orientação do serviço de enfermagem a partir de uma metodologia ocorre impulsionada pelo elevado processo de globalização da informação e da necessidade de otimizar recursos, diminuir custos, aumentar a segurança do paciente e proporcionar uma maior credibilidade, competência e visibilidade ao profissional, a partir de uma maior autonomia de suas ações. Com o propósito de conhecer como a equipe de enfermeiros que atuam no Centro de Terapia Intensiva de um hospital público referência em urgência e emergência compreende a SAE, esta pesquisa de cunho qualitativo, do tipo estudo de caso, utilizou um roteiro de entrevistas com os enfermeiros do lócus de pesquisa (CTI). O método escolhido para a análise dos dados foi análise de conteúdo, buscando identificar estruturas, padrões e elementos semelhantes que traduzissem a realidade e pudessem responder às questões de pesquisa propostas no estudo. A relevância acadêmica da pesquisa está pautada no fato de não haver, na região amazônica, sobretudo no estado do Pará, estudos que tratem sobre a sistematização da assistência de enfermagem em hospitais locais ou que abordem a maneira como esse conhecimento é aplicado na prática profissional, limitando-se, quando há, a estudos teóricos sobre a temática. Concluiu-se que há carência de conhecimentos dos enfermeiros pesquisados sobre a SAE no tocante a sua aplicação sequencial e implementação plena. Identificou-se que há ausência de fases, instrumentos adequados para registro dos cuidados realizados e ausência de um referencial teórico que sustente a assistência prestada ao paciente. Há, também, muito que melhorar no que se refere à plena implantação e implementação da SAE no ambiente pesquisado. Sugere-se uma mudança escalonada que inicie com o estabelecimento de uma Filosofia, missão e objetivos do Serviço de Enfermagem como um todo, para posteriormente se promover e incentivar uma larga atualização de conhecimento de todos os integrantes da equipe de enfermagem e, assim, estabelecer a criação de grupos de trabalho para discussões de como se melhorar a assistência e buscar o apoio institucional sob a justificativa de elevação da qualidade da assistência prestada.

Presidente - 1153154 - GENYLTON ODILON REGO DA ROCHA
Interno - 2182068 - SANDRA HELENA ISSE POLARO
Interno - 2153124 - VERA LUCIA DE AZEVEDO LIMA
Notícia cadastrada em: 20/08/2018 10:55