Banca de DEFESA: ALEXANDRA DE JESUS POMPEU COSTA

DISCENTE: ALEXANDRA DE JESUS POMPEU COSTA
DATA: 24/08/2018
LOCAL: MINIAUDITÓRIO DA FACULDADE DE ENFERMAGEM

Letramento em saúde acerca de HIV/aids em idosos participantes de um grupo de convivência da terceira idade

HIV/aids, idosos, letramento em saúde, alfabetização em saúde, enfermagem.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
SUBÁREA: Enfermagem de Saúde Pública

Introdução Dissertação de mestrado em enfermagem, cujo objetivo geral  foi: Conhecer a extensão do nível  de Letramento em Saúde (LS) acerca de HIV/aids  de idosos participantes de um grupo de  convivência da terceira idade. Como objetivos específicos estabeleceu-se : 1) Descrever  a extensão do  nível de LS acerca de HIV/aids  associadas  aos possíveis fatores de vulnerabilidade dos idosos ao HIV/aids. 2) Descrever como as diferentes dimensões do LS   acerca de  HIV/aids  dos idosos  se manifestam. Metodologia Trata-se de estudo descritivo de natureza qualitativa de avaliação diagnóstica de uma coletividade de idosos participantes de grupo de convivência da terceira idade acerca de seu letramento em saúde . Os dados foram obtidos por aplicação de questionário: Health Literacy de origem canadense, traduzido e adaptado  para o contexto brasileiro por PASKULIN et al. Questionário com  questões semi - estruturadas avaliam as dimensões do construto de LS: 1. Interesse e preocupação sobre HIV/aids; 2. Busca por informações; 3. Entendendo as informações sobre prevenção do HIV/aids; 4. Compartilhando as informações sobre a prevenção do HIV; 5. Repercussão das informações.  A amostra constituiu-se de 173 idosos, 141 mulheres e 32 homens, selecionados por conveniência, após avaliação de capacidade cognitiva pela aplicação do  Mini-Mental  e após terem concordado em participar da pesquisa. Os dados foram colhidos entre agosto e novembro de 2017. Resultados  O  baixo nível de LS dos  idosos  observado está  possivelmente relacionado ao baixo nível de escolaridade e renda familiar. Dentre as dimensões de LS  os idosos demonstraram  baixo interesse e preocupações  a respeito de HIV/aids e sua prevenção,  com respostas que mesmo acertadas  mostraram-se fragmentadas ou incompletas. Quanto  a dimensão: busca por informações,   percebeu-se pelas respostas que  ela não era ativa, e as informações  eram recebidas  mais passivamente pelos idosos em ambientes onde transitam, como  as atividades já embutidas no grupo de convivência  ou por ocasião de consultas  em serviços de saúde onde médicos e enfermeiros (os mais citados)  fornecem informações sem serem solicitados. Tais informações primeiras sem busca ativa, não são  complementadas em outras fontes,  respondidas em 78%, fazendo-nos deduzir pela passividade dos idosos contrária ao comportamento de tomada de decisão crítica  em busca de seu  próprio  beneficio.  Quanto à dimensão: entendendo     as  informações recebidas – os idosos manifestaram–se dizendo que as informações obtidas eram facilmente entendidas  ou que não sucitavam dúvidas.  Tais respostas  porém articulavam-se com informações iniciais e mais básicas, porque  em outras dimensões  estavam presentes respostas   que referiam não saber dizer  acerca de significados de  certos tópicos  e situações perguntadas como:  características de transmissão do HIV/aids ou medidas de prevenção . A dimensão: compartilhando  informações  com alguns membros da família ,  foi também referida com  respostas  excassas  de baixa  incidência  não denotando um movimento de  trocar ideias  entre os  interessados   na  discussão e aprofundamento de informações   para tomada de decisões  em beneficio próprio. Por fim  a dimensão:  repercussão das informações – 61% dos idosos disseram ter aprendido  acerca do HIV/aids e apenas 20%  disseram ter aprendido  a  falar  e discutir com as pessoas  sobre as questões  que envolvem o  HIV/aids.

Conclusão: Os resultados do presente estudo apontam que idosos amostrados  são  vulneráveis ao HIV/aids pelo  baixo  nível  de letramento em saúde observado pela   possível associação à baixa escolaridade e baixa renda familiar, como também   pela exposição ao risco  para uma vida sexual ativa inadequada da maioria em condição de viúvo, separado e solteiro .

Externo ao Programa - 2414488 - ALINE MARIA PEREIRA CRUZ
Externo à Instituição - ANA CRISTINA VIANA CAMPOS
Presidente - 2127187 - ELIA PINHEIRO BOTELHO
Interno - 763.712.128-34 - LUCIA HISAKO TAKASE GONCALVES - UFSC