Banca de QUALIFICAÇÃO: AMANDA CANTANHEDE BEZERRA DE CAMPOS ALMEIDA

DISCENTE: AMANDA CANTANHEDE BEZERRA DE CAMPOS ALMEIDA
DATA: 09/05/2018
LOCAL: SALA 02 DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

PERFIL DEMOGRÁFICO E OBSTÉTRICO DE GESTANTES SOROPOSITIVAS PARA O HIV EM BELÉM

HIV, gestante, enfermagem

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
SUBÁREA: Enfermagem de Saúde Pública

Introdução: a maternidade no contexto da epidemia da infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) é marcada pelos desafios do enfrentamento de uma doença crônica, estigmatizante e pelo temor da transmissão materno-infantil. Objetivo: estudar os casos de gestantes soropositivas de Belém do Pará no período de 2007 a 2016. Metodologia: estudo retrospectivo de natureza quantitativa, abrangendo uma amostra composta por gestantes soropositivas para o HIV de Belém do Pará, no período de 2007 a 2016; as informações serão obtidas a partir do banco de dados do Sistema Nacional de Agravos de Notificação, contemplando as seguintes variáveis frequência de casos de gestantes soropositivas para o HIV, variáveis demográficas, casos de gestantes infectadas pelo HIV por ano do parto segundo a faixa etária, escolaridade, raça/cor, evidência laboratorial do HIV, realização do pré-natal, idade gestacional para o diagnóstico, uso de antirretrovirais para profilaxia, tipo de parto, se fez uso de antirretrovirais durante o parto, evolução do parto e o início de antirretroviral na criança após o nascimento. A análise será realizada por meio de estatística descritiva e analítica. Por tratar-se de dados secundários, de domínio público, o projeto não será submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos.

Presidente - 326780 - ELIETE DA CUNHA ARAUJO
Interno - 327525 - DIRCE NASCIMENTO PINHEIRO
Interno - 2153125 - MARY ELIZABETH DE SANTANA
Interno - 2153124 - VERA LUCIA DE AZEVEDO LIMA