Banca de QUALIFICAÇÃO: THAIS CRISTINA FLEXA SOUZA

DISCENTE: THAIS CRISTINA FLEXA SOUZA
DATA: 02/03/2018
LOCAL: SALA DE AULA DO PPGENF

A VIVÊNCIA ADAPTATIVA DE CUIDADORES FAMILIARES DE CRIANÇAS ACOMETIDAS POR FIBROSE CÍSTICA À LUZ DA TEORIA DE CALLISTA ROY

Fibrose Cística; Enfermagem Pediátrica; Enfermagem; Teoria de Enfermagem.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
SUBÁREA: Enfermagem de Saúde Pública

A Fibrose Cística (FC) ou mucoviscidose é uma das doenças hereditárias consideradas graves, determinada por um padrão de herança autossômico recessivo e afeta especialmente os pulmões e o pâncreas, num processo obstrutivo causado pelo aumento da viscosidade do muco. Os cuidadores de maneira geral apresentam desgaste físico e emocional devido às inúmeras atividades de cuidado realizadas, na luta pela vida da criança. Pela fibrose cística gerar mudanças significativas tanto para criança quanto para a família, escolheu utilizar-se a Teoria de Adaptação de Callista Roy. Este estudo tem como objetivo conhecer as vivências adaptativas de familiares cuidadores de crianças com fibrose cística à luz da Teoria da Adaptação de Callista Roy e descrever as estratégias utilizadas pela equipe de enfermagem para auxiliar no processo de adaptação na ótica do familiar cuidador. Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa. A pesquisa ocorrerá no Programa de Atendimento ao Portador de Fibrose Cística do Estado do Pará, dentro do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB) por meio de entrevista individual semiestruturada. Os sujeitos do estudo serão 20 familiares cuidadores que acompanham crianças em tratamento de fibrose cística.Os dados coletados serão analisados de forma descritiva conforme Braun e Clarke (2006). A pesquisa obedecerá à resolução nº466/2012 do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde.

Externo à Instituição - INGRID MAGALI DE SOUZA PIMENTEL
Presidente - 2153125 - MARY ELIZABETH DE SANTANA
Interno - 2153124 - VERA LUCIA DE AZEVEDO LIMA
Notícia cadastrada em: 27/02/2018 11:36