Banca de DEFESA: MARILENA PINHEIRO SOUZA DA SILVA

DISCENTE: MARILENA PINHEIRO SOUZA DA SILVA
DATA: 05/03/2018
LOCAL: MINIAUDITÓRIO da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Pará

Letramento em saúde de comunicantes familiares de pacientes com tuberculose pulmonar e a gestão de cuidado preventivo  da  doença

Tuberculose pulmonar; comunicantes familiares; conhecimentos preventivos; letramento em saúde; enfermagem.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
SUBÁREA: Enfermagem de Saúde Pública

A Tuberculose é uma enfermidade considerada um grande problema de saúde pública por ser atualmente a segunda maior causa de morte por doenças infecto contagiosas no mundo, sendo prioridade a realização de medidas de controle da doença, que envolvam  principalmente a  família do indivíduo doente. A família se constitui fator importante no  processo de tratamento por  representar maior risco de ser infectada pelo agente causador da doença, devido ao convívio direto com o doente. As pessoas da família que convivem e mantém contato direto e   prolongado com o doente correm sérios riscos de adoecimento e são denominados de comunicantes. O conhecimento sobre modo de modo de transmissão e maneiras de proteção  pelos o comunicantes permite que estes possam agir de forma adequada durante o convívio com o doente. No presente estudo,  o objetivo foi  explorar  os conhecimentos desses comunicantes quanto à doença, tratamento, controle , cuidados e prevenção da transmissão buscando  identificar   a extensão do nível de letramento em saúde  dos mesmos  aplicando-se o questionário de “Letramento em Saúde  versão brasileira adaptada por PASKULIN” . Os dados foram colhidos entre  abril e junho de 2017 no ambulatório de Pneumologia do Hospital Universitário  da UFPA. Participaram do estudo 30 comunicantes sendo 22 do sexo feminino e 8 do sexo masculino todos maiores de 18 anos que acompanhavam os doentes na consulta médica e concordaram em participar da pesquisa. Como resultados buscou-se dimensionar o nível de letramento destes comunicantes   nas categorias de  Significado e compreensão  das questões que envolvem a Tuberculose pulmonar - Tb; Busca de informações  acerca de Tb;  Compartilhamento  das informacoes  obtidas acerca da TB.  No geral  observou-se baixo nível de letramento desses comunicantes  possivelmente por relacionar-se com baixo nível de escolaridade demostrada pela amostra estudada. Deduz-se da necessidade reforçada de educação em saúde relativa à prevenção de Tuberculose adotando-se estratégias educacionais inovadas e adaptadas segundo cada  contexto de aplicação.

Interno - 2127187 - ELIA PINHEIRO BOTELHO
Presidente - 763.712.128-34 - LUCIA HISAKO TAKASE GONCALVES - UFSC
Interno - 2182068 - SANDRA HELENA ISSE POLARO
Notícia cadastrada em: 20/02/2018 10:24