Banca de DEFESA: JESSICA COSTA MOURAO

DISCENTE: JESSICA COSTA MOURAO
DATA: 06/02/2018
LOCAL: SALA M DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Reflexos da educação formal na atuação do enfermeiro: Estudo com egressos de uma instituição pública

Formação Profissional, Prática Profissional, Educação em Enfermagem.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
SUBÁREA: Enfermagem de Saúde Pública

Trata-se de um Estudo de Caso de caráter explicativo com abordagem qualitativa, com o objetivo de analisar a atuação de um grupo de enfermeiros egressos do curso de enfermagem da Universidade Federal do Pará, à luz do Projeto Pedagógico. O cenário da pesquisa foi a região metropolitana de Belém. Foram sujeitos deste estudo seis (6) enfermeiros, egressos do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Pará. Para a coleta de dados foi utilizada a estratégia metodológica, da entrevista curta de estudo de caso. Na analise de dados se utilizou a Teoria Fundamentada nos Dados de Strauss e Corbin. Desse processo surgiram duas 2 (duas) categorias de analise: Eficiência no processo de formação e; Deficiências no processo de formação, e 4 (quatro) Subcategorias, quais sejam: “Processo de formação adequado”; “Capacidade de adaptação”; “Autoconhecimento profissional” e “Processo de formação descontextualizado do Projeto Pedagógico”. Este estudo mostra a importância de perceber-se os reflexos da educação formal no exercício profissional dos egressos do curso afim de analisar se o processo ensino e aprendizagem é satisfatório, condiz com a projeção traçada no projeto pedagógico, servindo de base a operacionalização do curso, seja eles para fins avaliativos ou de comprovação dentro do paradigma que foi estabelecido. Compreende-se que antes de se ter mudanças neste processo é necessário a escuta de egressos e a reflexão afim de gerar transformações contundentes e mais fidedignas dentro cenário atual do exercício da enfermagem.

Presidente - 2182065 - MARCIA MARIA BRAGANCA LOPES
Interno - 2182068 - SANDRA HELENA ISSE POLARO
Externo à Instituição - MONICA CUSTODIA DO COUTO ABREU PAMPLONA
Notícia cadastrada em: 05/02/2018 10:36