Banca de DEFESA: MARIA GORETE BENTES CANTO

DATA: 19/12/2017
LOCAL: MINIAUDITÓRIO da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Pará

Cotidiano da Família Cuidadora de Idoso com Doença de Alzheimer e  Enfermagem

Idoso, Doença de Alzheimer, Enfermeira, família, Cuidador de idoso er e a Enfermagem

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

A questão de falta de interação com o paciente idoso e seu familiar cuidador, precisa ser mais compreendida para assim buscar um cuidado integrado e contemplar o binômio idoso e família. Daí o imperativo de avaliar a família como unidade, que enfrenta a vivência e o cuidado do idoso acometido por Doença de Alzheimer. Partindo dessa interrogação, apresento a pergunta de pesquisa: Como é o enfrentamento das famílias que convivem e cuidam do parente idoso, com Alzheimer?  Objetivo geral – Conhecer as formas de funcionamento de famílias cuidadoras que experimentam a convivência e o cuidado do idoso acometido por Doença de Alzheimer, em âmbito doméstico.  Objetivos específicos: 1.Avaliar por meio do genograma e ecomapa, a estrutura da unidade familiar e as relações internas e externas de seus membros trigeracionais que convivem e cuidam do parente idoso acometido por Doença de Alzheimer. 2.  Conhecer a história do desenvolvimento da família face a ocorrência de doença de Alzheimer em seu parente idoso. 3.  Descrever a dinâmica familiar no provimento de cuidados instrumental e expressivo, ao parente idoso acometido por Doença de Alzheimer. 4. Identificar as formas de enfrentamento da família cuidadora   no processo de viver ao longo do tempo, a partir do diagnóstico de Alzheimer   do parente idoso até as fases mais adiantadas do quadro demencial. A pesquisa busca conhecer o dia a dia dos familiares que cuidam desses idosos, devendo ser esses familiares clientes da enfermagem.  Para melhor compreensão sobre a temática, foi adotado como referencial metodológico o Modelo Calgary para realizar uma avaliação de família em seus aspectos estrutural, de desenvolvimento e funcional. O estudo foi realizado no Hospital Universitário João de Barros Barreto/UFPA, na capital Belém Pará. Os participantes do estudo composta de famílias que se apresentaram durante o período definido para pesquisa de três meses (maio-julho, 2016) que convivem com idoso doente  em tratamento no  referido Hospital. Os dados foram coletados por ocasião da consulta de enfermagem na unidade ambulatorial quando o familiar acompanhante convidado forneceu dados relativos a família para  a composição de genograma e ecomapa de família. O projeto, submetido  e aprovado pelo  Comitê de Ética em pesquisa com seres humanos obedeceu  a todos os preceitos éticos de respeito ao participante da pesquisa, observados na Resolução 466/12 do CS/MS, e que inclui a obtenção do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido dos familiares cuidadores (participantes da pesquisa) que convivem com o idoso acometido da doença de Alzheimer.  Os resultados a partir da avaliação de oito  famílias com idosos com DA ,  foram interpretados à luz   da teoria de enfermagem de família, do Modelo  Calgary .  Da análise das avaliações das famílias emergiram, do aspecto de formas de enfrentamento das famílias , em quatro  categorias a saber: Inexperiência  na tarefa de cuidar do  parente idoso com Alzheimer    no contexto  domiciliar; Sobrecarga assumida pelos familiares cuidadores de idosos com DA; Divisão de tarefas compartilhadas entre os familiares cuidadores; Rede de suporte social e apoio comunitário para família cuidadora de idoso com DA. Conclui-se que  a atenção ao idoso acometido de DA, não pode prescindir  da atenção de  sua família cuidadora,  como uma unidade de cuidado, e  cliente  da(o) enfermeira(o) .

Externo à Instituição - ELISA DA SILVA FEITOSA
Presidente - 763.712.128-34 - LUCIA HISAKO TAKASE GONCALVES - UFSC
Interno - 2490751 - MARILIA DE FATIMA VIEIRA DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 13/12/2017 11:23