Banca de DEFESA: JESSICA MAYARA MARQUES BARBOZA IMBIRIBA

DISCENTE: JESSICA MAYARA MARQUES BARBOZA IMBIRIBA
DATA: 19/12/2017
LOCAL: MINIAUDITÓRIO da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Pará

ENFERMAGEM DE FAMÍLIA: USO DO MODELO CALGARY PARA AVALIAÇÃO DE FAMÍLIAS RIBEIRINHAS.

Família; Modelo Calgary de Avaliação de Famílias, Ribeirinhos.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
SUBÁREA: Enfermagem de Saúde Pública

A família constitui-se um conjunto social importante, no qual o processo saúde-doença ocorre e na maioria das vezes é resolvido, a família atua como uma unidade de atenção primária na saúde e no cuidado de seus membros (SCHWARTZ, et al., 2009). Faz-se relevante o presente estudo sobre a Saúde da Família amazônica em especial a ribeirinha, pois se observam que o sistema familiar dessas populações apresentam complexidades, características evolutivas e contextuais singulares, desenvolvidas ao longo dos anos na sua interação com o ambiente e as características regionais da Amazônia, além dos profissionais enfermeiros não estarem aptos a realizar avaliações de famílias, na perspectiva que hoje os modelos de saúde se propõe a equidade, universalidade, resolubilidade com corresponsabilidades. Esta dissertação teve como objetivo geral descrever como as famílias moradoras da Ilha do Combu enfrentam os problemas de saúde e de vida familiar. Trata-se de uma pesquisa do tipo descritiva explicativa e de natureza qualitativa. Onde as famílias foram avaliadas de acordo com o Modelo Calgary de Avaliação de Famílias (MCAF), com a utilização da observação, do formulário de entrevista de Figueiredo (2012) baseado em Wright, Leahey (2012) e adaptado, diário de campo, do Genograma e do Ecomapa. Como contexto do estudo temos a Ilha do Combu, e como população alvo 10 famílias atendidas na Estratégia Saúde da Família que habitem área de fácil acesso para a equipe de pesquisa. Esta pesquisa cumpriu com o que determina a Resolução nº 466 de 12 de dezembro de 2012 do Conselho Nacional de Saúde (CNS). Como resultados tivemos que o tipo de família predominante é a monoparental liderada pela mulher, a principal ocupação das mães era do lar, a principal ocupação dos pais era extrativista e a ocupação dos filhos estudantes. O principal tipo de contato com a família se dá por meio pessoal, e utilizam a família extensa principalmente para companhia social. Tem como forma de sustento como sendo o trabalho por conta própria, os que possuem crianças em fase escolar relata que todas frequentam a escola. Recorrem à ESF principalmente para prevenção de doenças e aos serviços hospitalares somente quando referenciados. Possuem uma religiosidade muito presente. A forma de acesso se dá por meio de barcos, e as casas não possuem refrigeração ou aquecimento, o descarte de lixo se dá por meio da queima. Em relação ao planejamento familiar, a maioria não planejou os filhos apesar de ter conhecimento acerca dos métodos contraceptivos, dos direitos sociais na gravidez além dos direitos sociais da maternidade e paternidade. Temos o membro mais atuante como sendo a figura da mãe, os familiares demonstraram ter uma relação muito forte entre si, e a aproximação em relação as resoluções de problemas e afetiva se dá principalmente no contato mãe e primogênito.

Externo ao Programa - 2153592 - IRENE DE JESUS SILVA
Presidente - 763.712.128-34 - LUCIA HISAKO TAKASE GONCALVES - UFSC
Interno - 2153124 - VERA LUCIA DE AZEVEDO LIMA
Notícia cadastrada em: 13/12/2017 11:16