Banca de DEFESA: ALINE BENTO NEVES

DISCENTE: ALINE BENTO NEVES
DATA: 01/12/2017
LOCAL: SALA DE AULA DO PPGENF

LETRAMENTO EM SAÚDE DOS IDOSOS ACERCA DE ACIDENTES POR QUEDA E SUA PREVENÇÃO.

LETRAMENTO, LITERACIA, PREVENÇÃO DE QUEDAS, IDOSO; ENFERMAGEM.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
SUBÁREA: Enfermagem de Saúde Pública

INTRODUÇÃO: O processo de envelhecimento é dinâmico e progressivo com alterações morfofisiológicas, bioquímicas, psicológicas resultando na diminuição da funcionalidade dos órgãos e aparelhos. Os acidentes por quedas são considerados evento de causas externas de mortes que são responsáveis por cinco milhões de mortes representando aproximadamente 9% da mortalidade mundial. No Brasil, esse evento é considerado a terceira causas de morte. Na região Norte no ano de 2014 o número de ocorrência desse evento foi de 13.327, sendo no estado do Pará 589 acidentes por quedas. O letramento em saúde está relacionado com o grau de escolaridade e implica o conhecimento, a motivação, as competências das pessoas em aceder, compreender e avaliar as informações da área da saúde para, assim, poderem tomar de cisões sobre a promoção da saúde, prevenção de doenças e melhoria da sua qualidade de vida. OBJETIVO: Conhecer o letramento em saúde dos idosos acerca de acidentes por queda e sua prevenção. METODOLOGIA: Estudo do tipo exploratório-descritivo com abordagem mista quanti-qualitativa. Foram entrevistados 80 idosos frequentadores de praças públicas em Belém/Pa, sendo 40 idosos na Praça A e 40 idosos nas Praças B, cuja a coleta de informações deu-se a partir de entrevistas iniciando-se com os dados sociodemográficos e analise temática. Os dados sociodemograficos foram analisados por estatística descritiva. O estudo atende as exigências éticas propostas pela Resolução nº 466/12 do CNS/MAS. RESULTADOS: A amostra foi constituída de 80 idosos, sendo 40 frequentadores da praça "A" e 40 da praça "B". A faixa etária de 66 a 70 anos (42,5%) houve maior concentração de idosos da praça "A", enquanto que, na praça "B", essa concentração (27,5%) se deu em faixa etária menor, de 60 a 65 anos. Em ambos os grupos houve preponderância do sexo feminino. Maior escolaridade foi observada nos idosos da praça "A", com 5 a 9 anos de estudo (62,5%) quando comparados aos idosos da praça "B", com 1 a 4 anos de estudo (42,5%). A Renda familiar de 2 a 3 salários mínimos foi a predominante em ambos os grupos. O estado civil casado foi o mais expressivo em ambas as praças. Em relação à procedência, mais da metade (52,5%) dos idosos da praça "A" eram procedentes do interior, enquanto que nos idosos da praça "B", 45% eram procedentes da capital. Em relação ao tipo de moradia, a maioria de ambas as praças (80% da praça "A" e 72,5% da praça "B") moravam em casa própria. Elaboram-se cinco categorias de analise: buscar informações sobre quedas, compreender as informações sobre quedas, partilhar informações sobre prevenção de quedas, repercussão da informação para o idoso sobre a prevenção de quedas e participar de grupos de educação em saúde. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os resultados demonstraram que o letramento em saúde é essencial para a gestão em saúde e autocuidado para prevenir eventos incapacidades como os acidentes por queda, com incentivo para planejamento, implementação de práticas educativas em saúde com idosos na comunidade.

Externo à Instituição - ANA CRISTINA VIANA CAMPOS
Presidente - 326780 - ELIETE DA CUNHA ARAUJO
Interno - 2490751 - MARILIA DE FATIMA VIEIRA DE OLIVEIRA
Interno - 2182068 - SANDRA HELENA ISSE POLARO