Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELA MARIA NANTES BOUCAO

DISCENTE: DANIELA MARIA NANTES BOUCAO
DATA: 07/11/2017
LOCAL: SALA DE AULA DO PPGENF

Quedas em idosos e sua prevenção – Aplicando  a Simulação Realistica como estratégia de ensino

Quedas; idosos; prevenção

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
SUBÁREA: Enfermagem de Saúde Pública

A presente proposta de dissertação de mestrado, com o tema QUEDA EM IDOSOS E SUA PREVENÇÃO: APLICANDO A SIMULAÇÃO REALÍSTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO, tem como objetivo : Desenvolver o processo de inserção do ensino por simulação realística, do conteúdo “Quedas em idosos e sua prevenção” na Unidade didática denominada -  Atenção Integral ao Adulto e ao Idoso, do 3o. Semestre do Curso de Enfermagem, de uma Universidade pública localizada na região Norte do país. A estratégia de simulação realística no ensino da Enfermagem, é um dos recursos educacionais que representa um método ativo ao oferecer experiências cognitivas, psicomotoras e afetivas. Contribui na transferência de conhecimento da sala de aula para a prática profissional. A utilização de simuladores permite a apresentação de diversos cenários dentro de um ambiente de controle. Além disso, é possível estudar o mesmo caso por diversas equipes e por várias vezes até que a proficiência seja atingida, analisando tanto o desempenho técnico como as atitudes e comportamentos profissionais do alunado em formação. A simulação é metodologia educativa centrada no aluno e suas necessidades de aprendizagem. A escolha por Schon para condução deste estudo, está na representação sobre o reflexo de mudanças na formação. Proporcionando uma exposição sistemática, pró-ativa e controlada e desafios clínicos progressivamente mais complexos, através de cenários que não poderiam ser treinadas de outra forma. Essa proposta de dissertação se trata da inserção de estratégia de simulação realística no ensino como uma experiência piloto para análise e sua viabilidade, a ser aplicado aos alunos da Faculdade de Enfermagem da UFPA do 3º semestre, na unidade temática “Atenção Integral ao Adulto e ao Idoso” com a participação conjunta desta experiência docente com a equipe de professores da referida unidade, considerando ser este estudo de abordagem de pesquisa-ação. Os procedimentos metodológicos a serem seguidos são:1. Apresentação do projeto e solicitação a chefe da faculdade e coordenação do curso de graduação;2. Convite a equipe docente responsável pela Unidade temática, apresentando  o projeto   para em conjunto desenvolver uma  experiência piloto de uso da estratégia  de SR no ensino de um conteúdo   ” Queda em idosos e sua prevenção”  na programação do período letivo de 2017/2.; a) reunião de trabalho conjunto de planejamento, ajustar  os objetivos,  competências e habilidades do conteúdo a ser ensinado, segundo as diretrizes gerais do PPP do Curso; b) Planejamento para capacitação docente acerca da aplicação da estratégia de SR; c) Elaboração de um cenário clinico simulado de visita domiciliar de uma enfermeira de ESF e uma estudante de enfermagem para atender uma família com idosa que sofreu acidente por queda; 3. Estudo dirigido sobre quedas e prevenção aos alunos participante do estudo e aula teórica dialogada com a classe para  devolução do estudo dirigido e complementação teórica pela  profa. e pesquisadora; 4. Briefing (preparação para o cenário simulado a ser desenvolvido); 5.Simulação Realística propriamente dita; 6. Debriefing (Assimilação e consolidação do conhecimento).

Presidente - 763.712.128-34 - LUCIA HISAKO TAKASE GONCALVES - UFSC
Interno - 2182065 - MARCIA MARIA BRAGANCA LOPES
Interno - 2490751 - MARILIA DE FATIMA VIEIRA DE OLIVEIRA
Interno - 2182068 - SANDRA HELENA ISSE POLARO