Banca de QUALIFICAÇÃO: REMO RODRIGUES CARNEIRO

DISCENTE: REMO RODRIGUES CARNEIRO
DATA: 31/10/2017
LOCAL: LABORATÓRIO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

A Sistematização da Assistência de Enfermagem no Hospital de Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti

Sistematização; Assistência; Enfermagem

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
SUBÁREA: Enfermagem de Saúde Pública

A sistematização da assistência de enfermagem (SAE) é uma metodologia científica cada vez mais utilizada para orientar a prática profissional do enfermeiro, capaz de fornecer uma maior segurança à assistência prestada ao paciente, elevando a qualidade dos cuidados e proporcionando uma maior autonomia aos profissionais de enfermagem. Essa necessidade de orientação do serviço de enfermagem a partir de uma metodologia ocorre impulsionado pelo elevado processo de globalização da informação e da necessidade de otimizar recursos, diminuir custos, aumentar a segurança do paciente e proporcionar uma maior credibilidade, competência e visibilidade ao profissional, a partir de uma maior autonomia de suas ações. Com o propósito de compreender o processo de adoção da sistematização da assistência de enfermagem pela equipe de enfermeiros do Hospital de Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti, em Belém/PA, esta pesquisa de cunho qualitativo, do tipo estudo de caso, utilizará um roteiro de entrevistas com os enfermeiros do lócus de pesquisa e um roteiro de análise dos impressos que são utilizados para implementação da SAE. O método escolhido para a análise dos dados foi análise de conteúdo, buscando identificar estruturas, padrões e elementos semelhantes que traduzam a realidade e possam responder às questões de pesquisa propostas no estudo. A relevância acadêmica da pesquisa está pautada no fato de não haver, na região amazônica, sobretudo no estado do Pará, estudos que tratem sobre a sistematização da assistência da enfermagem em hospitais locais ou que abordem a maneira como esse conhecimento é aplicado na prática profissional, limitando-se, quando há, a estudos teóricos sobre a temática.

Presidente - 1153154 - GENYLTON ODILON REGO DA ROCHA
Interno - 2182068 - SANDRA HELENA ISSE POLARO
Interno - 2153124 - VERA LUCIA DE AZEVEDO LIMA
Notícia cadastrada em: 31/10/2017 10:37