Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNA LOLA DA SILVA

DISCENTE: BRUNA LOLA DA SILVA
DATA: 28/08/2017
LOCAL: MINIAUDITÓRIO DA FACULDADE DE ENFERMAGEM

Identificar o grupo da população mais vulnerável à sofrer violência, atendido na Clínica de Atendimento a Violência- CAV da Universidade Federal do Pará

Violência, Políticas Publicas, Enfermagem.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
SUBÁREA: Enfermagem de Saúde Pública

A violência representa um problema mundial, presente em todas as sociedades ao longo da história. Conceituada como o uso da força física ou do poder, em ameaça ou na prática, contra si próprio, outra pessoa ou contra um grupo ou comunidade que resulte ou possa resultar em lesão, morte, dano psicológico, desenvolvimento prejudicado ou privação dos seus direitos (VELOSO et al.,2013). Os índices de violência, de maneira geral, são cada vez mais alto, levando ao aumento nos gastos públicos com assistência a saúde da população vitima de violência. Este é um fenômeno complexo que afeta diferentes grupos sociais, onde alguns indivíduos apresentam maior vulnerabilidade a serem submetidos a práticas violentas, sendo vistos, muitas vezes, como inferiores, ou devido sua fragilidade, dependência emocional e/ou financeira, assim como discriminação. O objetivo foi identificar o grupo da população mais vulnerável à sofrer violência, atendido na Clínica de Atendimento a Violência- CAV do Núcleo de Práticas Jurídicas da Universidade Federal do Pará.  Trata-se de um estudo do tipo descritivo, de abordagem quantitativa. O estudo será realizado no Centro de Atendimento a Violência (CAV), localizado na Universidade Federal do Pará no setor jurídico, bairro do Guamá. A coleta de dados será realizada a partir do banco de dados da população atendida ou por meio de entrevistas baseado em um questionário onde terão perguntas abertas e fechadas no período de três meses. O critério de inclusão serão sujeitos maiores de 18 anos vítimas de violência, residentes na região metropolitana de Belém que buscarem o atendimento no CAV para registrar denúncia, o critério de exclusão serão sujeitos menores de 18 anos, residentes fora de região metropolitana de Belém que buscarem atendimento no CAV para registrar denúncia. O instrumento da coleta de dados utilizado será um roteiro estruturado que contêm informações relativas a vítima, ao histórico de violência e ao autor da violência. A análise dos dados será feita por meio da estatística descritiva.

Externo à Instituição - ILMA PASTANA FERREIRA
Externo ao Programa - 2628097 - LUANNA TOMAZ DE SOUZA
Presidente - 2153124 - VERA LUCIA DE AZEVEDO LIMA
Notícia cadastrada em: 17/08/2017 12:17