Banca de QUALIFICAÇÃO: SARAH YASMIN PINTO LEAL

DISCENTE: SARAH YASMIN PINTO LEAL
DATA: 05/07/2017
LOCAL: SALA M DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

ASSISTÊNCIA AO PARTO EM UM CENTRO DE PARTO NORMAL PERI-HOSPITALAR: PERCEPÇÃO DE PUÉRPERAS

ASSISTÊNCIA AO PARTO; PARTO HUMANIZADO; CENTRO DE PARTO NORMAL; ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM; PUÉRPERAS

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
SUBÁREA: Enfermagem de Saúde Pública

A institucionalização do parto contribuiu para a medicalização da assistência, pois dentro dos hospitais a mulher perdeu o direito de escolha e ficou à mercê das condutas médicas, cada vez mais intervencionistas, com o pretexto de asseverar a segurança para a mãe e filho. Diante disso, a Organização Mundial de Saúde propôs mudanças no atendimento ao parto hospitalar, sugerindo o incentivo ao parto normal com enfermeiras obstétricas e a presença de acompanhante no parto. Sugeriu ainda, modificações nas rotinas hospitalares, com o objetivo de diminuir os procedimentos desnecessários que geram riscos à mãe e ao feto, como a episiotomia, amniotomia e cesárea sem indicação real. Por isso, foram instituídos os Centros de Parto Normal, que podem ser intra ou peri-hospitalar. Objetivo: Conhecer a percepção de puérperas acerca da assistência ao parto em um Centro de Parto Normal peri-hospitalar. Métodos: A pesquisa será do tipo exploratória, com abordagem qualitativa. A coleta de dados será por meio da entrevistadas semiestrutura com puérperas que pariram no CPN e será utilizada a análise de conteúdo de Bardin.

Externo à Instituição - ANA SHEYLA FALCÃO MODESTO
Externo ao Programa - 1311270 - EDNA ABREU BARRETO
Interno - 2182065 - MARCIA MARIA BRAGANCA LOPES
Presidente - 2153124 - VERA LUCIA DE AZEVEDO LIMA