Banca de DEFESA: MARIANA SOUZA DE LIMA

DISCENTE: MARIANA SOUZA DE LIMA
DATA: 31/05/2017
LOCAL: SALA DE PESQUISA DA FACULDADE DE ENFERMAGEM

CONHECER PARA ATUAR: PROPOSTAS PARA AÇÕES MAIS EFICAZES NA PREVENÇÃO DO HIV/AIDS EM ADOLESCENTES NO MUNICÍPIO DE BELÉM DO PARÁ.

Adolescente, HIV, Prevenção de Doenças Transmissíveis

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
SUBÁREA: Enfermagem de Saúde Pública

O Estado do Pará e Belém ocupam a décima e sexta posição entre as Unidades Federativas e as capitais brasileiras, respectivamente, na taxa de detecção do vírus da imunodeficiência humana (HIV). A infecção pelo HIV tem crescido entre os jovens-adolescentes, mesmo mediante as campanhas midiáticas governamentais para a prevenção contra o HIV. Do ano de 1980 ao ano 2013, a Região Norte apresentou um aumento de 111% na taxa de detecção entre sujeitos na faixa etária de 15 a 24 anos. Com o objetivo de traçar campanhas educativas em saúde mais eficazes e pontuais contra a infecção pelo HIV em jovens-adolescentes no município de Belém, neste trabalho FOI PROPOSTO em primeiro plano traçar o perfil epidemiológico para a infecção pelo o HIV ou a síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS) em jovens-adolescentes na faixa etária de 15 a 24 anos para cada uma das regiões distrital administrativa de Belém e, em segundo plano, avaliar o conhecimento sobre o HIV/AIDS de discentes do ensino médio de escolas estaduais nestas regiões administrativas. O levantamento do perfil epidemiológico será feito no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (SESMA) utilizando questionários preenchidos de usuários, na faixa etária de 15 a 24 anos, cujos testes foram positivos para o HIV no período do ano de 2010 ao ano de 2015. Os dados foram agrupados por localidade da residência do usuário. Para avaliarmos o nível de conhecimento sobre o HIV/AIDS em discentes do ensino médio, foram utilizados questionários semi-estruturados com questões fechadas aonde o discente terá opções de concordar com a questão, não concordar ou marcar “não sei”. Espera-se que os resultados fornecidos por este estudo forneça mais subsídios as políticas públicas de saúde ao combate ao HIV/AIDS. Esperamos que os nossos resultados sejam fontes para novos estudos e que sirvam de alerta para que se levantem ações eficazes na luta contra o HIV em estudantes de ensino público por órgãos municipais, estaduais e até mesmo federais.

Presidente - 2127187 - ELIA PINHEIRO BOTELHO
Interno - 326780 - ELIETE DA CUNHA ARAUJO
Interno - 763.712.128-34 - LUCIA HISAKO TAKASE GONCALVES - UFSC
Notícia cadastrada em: 30/05/2017 12:02