Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DO PERPETUO SOCORRO PAIXAO DE LIMA

DISCENTE: MARIA DO PERPETUO SOCORRO PAIXAO DE LIMA
DATA: 19/04/2017
LOCAL: SALA N DO INSTITUTO DE CIENCIAS DA SAUDE

ACIDENTES COM FLUIDOS ORGÂNICOS EM HOSPITAL REFERÊNCIA PARA DOENÇAS INFECTOCONTAGIOSAS

saúde do trabalhador; riscos ocupacionais; acidentes ocupacionais

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
SUBÁREA: Enfermagem de Saúde Pública

O acidente de trabalho por exposição à material biológico é entendido como a possibilidade de contato com sangue e fluidos orgânicos no ambiente de trabalho e as formas de exposição incluem inoculação percutânea, por intermédio de agulhas ou objetos cortantes, assim como por contato direto com pele e/ou mucosas (MARZIALE et al., 2012). Dessa maneira, objetiva-se estudar os acidentes de trabalho, por exposição a fluidos orgânicos, envolvendo profissionais de saúde de um Hospital de Doenças Infecciosas no período de 2014 a 2016, por meio de um estudo transversal, documental e retrospectivo utilizando os prontuários dos profissionais de saúde que sofreram acidentes de trabalho com exposição a material biológico ocorridos no Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB) no período de 2014 a 2016. Espera-se que através deste tenha-se como benefício o conhecimento da magnitude desse agravo no HUJBB, o que poderá contribuir para a implementação de medidas de prevenção.

Presidente - 326780 - ELIETE DA CUNHA ARAUJO
Interno - 763.712.128-34 - LUCIA HISAKO TAKASE GONCALVES - UFSC
Interno - 2153124 - VERA LUCIA DE AZEVEDO LIMA
Notícia cadastrada em: 18/04/2017 11:27