Notícias

Banca de DEFESA: FRANCISCO JADSON SILVA BANDEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCO JADSON SILVA BANDEIRA
DATA: 20/12/2017
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório da Faculdade de Enfermagem do ICS/UFPA
TÍTULO:

REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE E CONTROLE DA HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA – REGIÃO METROPOLITANA III DO ESTADO DO PARÁ



PALAVRAS-CHAVES:

Rede de atenção; Atenção primária em saúde; Estratégias de atenção básica; hipertensão arterial sistêmica; Equipe multiprofissional.



PÁGINAS: 105
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
SUBÁREA: Enfermagem de Saúde Pública
RESUMO:

As Redes de Atenção à Saúde (RAS) são definidas como arranjos organizativos de ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas, que integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico e de gestão, buscam garantir a integralidade do cuidado. Organizam-se a partir de um processo de gestão da clínica associado ao uso de critérios de eficiência microeconômica na aplicação de recursos, mediante planejamento, gestão e financiamento intergovernamentais cooperativos, voltados para o desenvolvimento de soluções integradas de política de saúde. (BRASIL, 2010). Sendo assim, é possível evidenciar a necessidade da implementação do modelo de atenção, onde os municípios e os profissionais locais atuantes e os gestores municipais de saúde, passam a olhar a importância para construção e implementação das redes de atenção à saúde, principalmente no contexto da atenção básica, tendo em vista a política nacional de atenção à saúde. Tomando como foco o paciente portador de hipertensão arterial sistêmica, de forma a modificar e reduzir as taxas de óbito por doenças cardiovasculares bem como buscar promover um cuidado de forma continua e um acompanhamento de qualidade para o usuário, há de se buscar estratégias apropriadas. Essa pesquisa tem como objetivo Conhecer a realidade do egresso do Curso de Especialização em Gestão da Atenção Primária (SESPA/UEPA, 2013) e registrar suas considerações sobre as demandas para composição de uma rede de atenção com base nas condições prioritárias de saúde na Região Metropolitana III, Pará. Método: A região Metropolitana III está localizada geograficamente na região nordeste do estado, constituída pelo conjunto de 22 municípios, com população de 322.158 habitantes. Os participantes do estudo egressos da referida especialização. Dados coletados por entrevista semiestruturada foram analisados com base na portaria ministerial 4.279, sobre Rede de Atenção a Saúde. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFPA-ICS, parecer, n. 1.426.661, CAAE: 53275416.0.0000.0018. Resultados Os dados foram organizados e analisados considerando os aspectos: Atributos da Rede de Atenção à Saúde; Elementos Constitutivos da Rede de Atenção à Saúde e as Funções da Atenção Básica nas Redes de Atenção a Saúde. A amostra composta de 23 profissionais forneceram respostas que se distribuíram em proposições de melhor funcionamento de uma rede, em descrição da realidade local com críticas de necessidade de revisão, em manifestações de inconformismo quanto à deficiência do sistema em vários níveis.



MEMBROS DA BANCA:
Interno - 327523 - JACIRA NUNES CARVALHO
Presidente - 763.712.128-34 - LUCIA HISAKO TAKASE GONCALVES - UFPA
Interno - 2490751 - MARILIA DE FATIMA VIEIRA DE OLIVEIRA
Interno - 2182068 - SANDRA HELENA ISSE POLARO
Notícia cadastrada em: 06/12/2016 12:37
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2