Banca de DEFESA: BÁRBARA ALVES RUELA DE AZEVEDO

DISCENTE: BÁRBARA ALVES RUELA DE AZEVEDO
DATA: 17/10/2017
LOCAL: Sala M do Instituto de Ciências da Saúde

PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM SOBRE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA PERSPECTIVA DA QUALIFICAÇÃO DO CUIDADO

Educação em Saúde; Enfermagem; Ensino; Formação

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
SUBÁREA: Enfermagem de Saúde Pública

Esta pesquisa teve como objetivo desvelar a percepção dos acadêmicos de enfermagem sobre a importância das ações de educação em saúde na qualificação do cuidado. Tratou-se de um estudo de caso Único Integrado, realizada na Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal com os alunos da graduação de Enfermagem do terceiro e oitavo semestre do curso. Foram entrevistados 20 acadêmicos. Os dados foram coletados através da entrevista curta de estudo de caso, com protocolo pré-estabelecido. A análise ocorreu através da teoria fundamentada dos dados. O estudo seguiu as orientações da Comissão Nacional de Ética em Pesquisas (CONEP) presentes na Resolução do Conselho Nacional de Saúde (CNS) N° 466, de 12 de dezembro de 2012. Da analise dos dados surgiram duas categorias de análise: 1- “Educação em saúde: formas de conceber o processo” e 2- “A Educação em Saúde nos cenários de formação” e cinco subcategorias. A primeira categoria gerou três subcategorias: “O conceito de Educação em Saúde”; “A importância da Educação em Saúde” e “Educação em Saúde: instrumento de empoderamento”. A segunda categoria gerou duas subcategorias: “A Educação em Saúde nos serviços de saúde” e “Educação em Saúde na Educação formal”. A percepção dos acadêmicos de enfermagem sobre educação em saúde variou entre a concepção bancária e tradicional com a libertadora e participativa. Sua importância foi coloca como fundamental para possibilitar os sujeitos e comunidade a conscientização quanto as medidas de prevenção e busca pela qualidade de vida. E para que isso ocorra é necessário empoderar os indivíduos colocá-los como protagonista deste processo, instigando o pensamento crítico e reflexivo. Os entrevistados apontaram como principais métodos de implementação da educação em saúde nos serviços, as palestras, atividades lúdicas, dinâmicas, tecnologias ativas e jogos, variando entre estratégias mais facilitadoras e outras que não possibilitam a participação dos de mais envolvidos. Os acadêmicos também apontaram que a formação do conceito e aplicabilidade são reflexos do apreendido durante sua caminhada na faculdade, afirmam que deveriam conhecer e vivenciar essa estratégia desde o início de sua formação até o final e em todos os âmbitos do Sistema Único de Saúde, e que o professor possui um papel fundamental para possibilitar o contato com todos os diversos métodos e seus diversos locais de aplicabilidade. O estudo dessa temática torna-se de suma relevância, pois a enfermagem tem o papel de gerenciar, prevenir, promover, cuidar e principalmente educar, e como educador nato, deve conhecer e compreender a educação em saúde e seus diversos métodos para que assim possa desenvolvê-la de maneira a atender as necessidades físicas, psíquicas e de saúde da população e comunidade, e acima de tudo melhorar e qualificar o cuidado prestado, visto que ao conhecer a real necessidade dos sujeitos e comunidade aproximando-se da prestação de uma assistência que atenda as reais necessidades dos indivíduos.

012.

Presidente - 2182065 - MARCIA MARIA BRAGANCA LOPES
Externo à Instituição - MONICA CUSTODIA DO COUTO ABREU PAMPLONA
Interno - 2182068 - SANDRA HELENA ISSE POLARO