Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIANA SOUZA DE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIANA SOUZA DE LIMA
DATA: 29/02/2020
HORA: 09:00
LOCAL: SALA DE AULA DO PPGENF
TÍTULO:

CONHECER PARA ATUAR: PROPOSTAS PARA AÇÕES MAIS EFICAZES NA PREVENÇÃO DO HIV/AIDS EM ADOLESCENTES NO MUNICÍPIO DE BELÉM DO PARÁ.


PALAVRAS-CHAVES:

Adolescentes, HPV, prevenção


PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
SUBÁREA: Enfermagem de Saúde Pública
RESUMO:

O Estado do Pará ocupa o quinto lugar em taxa de detecção do HIV entre as unidades federativas que compõem a Região. No que concerne a juvenilização, o HIV/AIDS vem se apresentando como uma das principais causas de mortalidade no mundo entre indivíduos na faixa etária entre 10 e 24 anos. Dentro disso, o presente trabalho surge da necessidade de se traçar ações educativas em saúde mais eficazes na prevenção do HIV/AIDS com jovens-adolescentes no município de Belém visando à modificação de comportamentos de riscos e, consequentemente, a diminuição da transmissão do desta doença neste grupo. O principal objetivo é levantar o perfil epidemiológico e o conhecimento para o HIV/AIDS em jovens-adolescentes de 15 a 24 anos, que moram no município de Belém do Pará e que estejam matriculados nas Escolas Públicas selecionadas neste estudo. Trata-se de um estudo analítico observacional do tipo transversal que será realizado em dois momentos distintos: em primeiro plano, traçaremos o perfil epidemiológico para a infecção de jovens-adolescentes, que foram testados para o HIV no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (SESMA) e que cujos os resultados dos testes foram positivos para o vírus no período do ano de 2010 ao ano de 2015. Em segundo plano verificaremos o nível de conhecimento sobre o HIV/AIDS de discentes do ensino médio de escolas estaduais do município de Belém para cada uma das oito regiões distritais administrativas da capital paraense. Para verificarmos o nível de conhecimento empregaremos um questionário semi-estruturado com questões fechadas e baseado nos modelos já empregados por estudos prévios. Os benefícios que este estudo trará para a sociedade do município de Belém é a contribuição com as políticas públicas no combate ao HIV. Através do resultado deste estudo conheceremos a realidade local da infecção do HIV no grupo etário estudado e também diagnosticaremos o nível de conhecimento que este grupo possui sobre o HIV/AIDS. Essas duas informações nos darão a base necessária para elaborarmos ações educativas em saúde mais focais e eficazes visando à diminuição da incidência do HIV/AIDS nos jovens-adolescentes da capital paraense.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2127187 - ELIA PINHEIRO BOTELHO
Interno - 326780 - ELIETE DA CUNHA ARAUJO
Interno - 763.712.128-34 - LUCIA HISAKO TAKASE GONCALVES - UFPA
Notícia cadastrada em: 25/02/2016 14:02
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba1