Banca de DEFESA: LUCIANNE DO SOCORRO NASCIMENTO DE ARAUJO

DISCENTE: LUCIANNE DO SOCORRO NASCIMENTO DE ARAUJO
DATA: 10/11/2023
LOCAL: PPGENF

Literacia em saúde do cuidador informal na pandemia de COVID-19 no contexto amazônico

Literácia, Idoso, Cuidador, Saúde do idoso, COVID-19

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Introdução: É prioritário incluir a literacia em saúde do cuidador informal nas políticas de saúde pública, com potencial benefício na saúde do próprio e nos cuidados prestados a pessoa idosa. Este estudo teve como objetivo avaliar a literacia em saúde dos cuidadores informais de idosos atendidos em um hospital universitário durante a pandemia de COVID-19. Métodos: Transversal, observacional, descritivo, correlacional e de abordagem quantitativa com 37 cuidadores informais de pessoas idosas atendidas no Serviço de Geriatria do Hospital Universitário João de Barros Barreto. Foram utilizados os instrumentos: sociodemográfico e European Health Literacy Survey Questionnaire. Para o tratamento e análise dos dados utilizamos os programas estatísticos Epi Info version 7.2.5.0 (Centers for Disease Control and Prevention, Atlanta, Estados Unidos) e GraphPad Prism version 8. Quanto a estatística descritiva, foram realizadas: frequências absolutas e relativas para todas as variáveis e, no caso das variáveis numéricas, calculamos a média, mediana, desvio padrão, mínimo e máximo, com seus respectivos Intervalos de Confiança a 95%. Na estatística inferencial, foram aplicados os testes não paramétricos de qui-quadrado de aderência para comparação categórica univariada e teste G para comparações categóricas bivariadas. Considerando as comparações numéricas, ANOVA 1 critério foi empregado uma vez que estas cumpriam os pressupostos de normalidade (avaliada pelo teste de Bartlett). Foi considerado como nível de significância estatística alfa de 5% para todas as análises efetuadas. Resultados: Dos 37 cuidadores informais eram mulheres (91,8%) com média de idade de 48 anos, casadas (62,1%) com ensino médio (43,2%) residindo na mesma casa com a pessoa idosa cuidada (45,9%) com estado de saúde bom (54,0%) autorreferem que a prestação de cuidados ao idoso não foi afetada (56,7%), cuidam de uma pessoa (45,9%), de seu pai/mãe (64,8%). Quanto as pessoas idosas cuidadas, a maioria eram mulheres (72,9%) com média de idade de 78,2 (±13.2) anos. A LS dos cuidadores informais foi de 21,7 revelando-se ser inadequada. O domínio com melhor escore foi “Promoção da saude” (23,6) e “Prevenção da doença” (20,1), o pior. Conclusão: Os resultados mostraram que a literacia em saúde dos cuidadores informais é inadequada evidenciando a necessidade de ações educativas a essa população com vistas a melhorar o cuidado prestado a pessoa idosa.

Interno - 1696193 - ANDRESSA TAVARES PARENTE
Externo à Instituição - Andreivna Kharenine Serbim
Presidente - 3133823 - FABIANNE DE JESUS DIAS DE SOUSA
Externo à Instituição - Fabiana de Souza Orlandi