Banca de DEFESA: ANA KAROLINE SOUZA DA SILVA

DISCENTE: ANA KAROLINE SOUZA DA SILVA
DATA: 13/10/2023
LOCAL: PPGENF

ANÁLISE ESPACIAL E ESPAÇO-TEMPORAL DOS CASOS DE FEMINICÍDIO OCORRIDOS NO ESTADO DO PARÁ

Feminicídio, Violência por Parceiro Íntimo, Violência Baseada no Gênero, Estudos Ecológicos, Analises Espacial.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

: INTRODUÇÃO: O feminicídio é a denominação dada à morte de mulheres relacionadas as questões de gênero. O Brasil ocupa a 5ª posição entres os países que mais mata mulheres em todo o mundo, sendo a violência reconhecida como um problema de saúde pública e com urgente necessidade de enfrentamento. Estudos internacionais trazem que no ano de 2017 pelo menos 58% das 87.000 mulheres assassinadas, sofreram feminicídio, sendo os responsáveis pelas mortes seus parceiros ou parentes próximos. Atrelado aos índices alarmantes de casos de mortes de mulheres que em particular pautavam-se em questões voltadas ao gênero, em 2015 é votada a Lei do Feminicídio (Lei 13.104/2015).  Que em suma, altera o código penal brasileiro e inclui o feminicídio no rol de crimes hediondos, os quais são classificados principalmente pela gravidade do fato. Esta mudança no Código Penal Brasileiro só se tornou possível após inúmeras tramitações que evidenciaram os altos índices de mortes ocorridos no país. Segundo pesquisa, o índice de feminicídio somente na cidade de Belém, corresponde a 20,6% dos delitos ocorridos em todo o estado, este é um percentual elevado quando se leva em consideração que este dado envolve 144 municípios.  Objetivo: Analisar o Cenário Espacial e espaço temporal dos Casos de Feminicídios Ocorridos no Estado do Pará no Período de 2016 a 2021. Métodos: Estudo caracteriza-se como ecológico. Os dados empregados foram extraídos de banco de dados secundários de boletins de ocorrências de casos de feminicídio armazenados pelo Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP-WEB). O local escolhido para realização do estudo foi o Estado do Pará. Para a análise dos dados foram empregadas técnicas de análise espacial, utilizando os softwares das bases do Sistema de Informação Geográfica (SIG), ArcGIS versão 10.5, SaTScan™ versão 9.7, GeoDa versão 1.18 e IBM SPSS Statistics versão 23. Resultados: No período do estudo foram notificados ao Sistema Integrado de Segurança Pública – SISP, 343 casos de feminicídios no estado do Pará. A distribuição espacial da taxa de feminicídio no período estudado demonstrou uma expansão territorial, sendo os municípios das regiões Metropolitana de Belém, Nordeste, Sudeste e Sudoeste paraense as mais atingidas. Em relação a análise espaço-temporal para o feminicídio no Pará houve somente uma zona de risco (RR = 2,11; p-valor <0,000) compreendida no período de 2018 a 2020 e composta pelas RMB, Nordeste Paraense, Baixo Amazonas, Sudeste e Sudoeste Paraense. A variabilidade espacial sofreu influência da “taxa de homicídios de jovens por 100.000 habitantes”, “taxa de cobertura de atenção primária” e “taxa de aprovação total no ensino médio”. Conclusões: Mais produções envolvendo a região em questão se faz necessário, pois além da baixa produção científica, está tem desafios particulares que outras regiões do país e que precisam ser discutidos a nível nacional, principalmente relacionados ao enfretamento dos casos de feminicídio. Para que assim possam ser fortalecidos novas práticas que corroborem para a diminuição dos altos índices em questão ou até mesmo para melhorias das políticas já vigentes.

Interno - 2127187 - ELIA PINHEIRO BOTELHO
Externo à Instituição - MARIA DALVA DE BARROS CARVALHO
Interno - 2153125 - MARY ELIZABETH DE SANTANA
Externo ao Programa - 2210373 - SILVIA DOS SANTOS DE ALMEIDA